Olá Rafael, tudo bem com você??
Aos 3min50 da vídeo aula o professor informa sobre essa questão do polinômio conforme transcrição da aula:
"[03:19] Muito bacana isso. Mas, e aí? Se eu tiver um polinômio com essa cara: “1+2x²+x5 – 0.05x7”. Pessoal, nós não temos fórmula geral, os matemáticos provaram isso há muitos anos atrás, começando as investigações com Évariste Galois - que foi um grande matemático francês - há dezenas de anos atrás. Você não tem uma fórmula geral para encontrar as raízes de polinômios de grau genérico.
[04:00] Se você passar para “n = 5” a diante, pode esquecer. Você tem fórmulas fechadas para “n = 1”, “2”, “3” ou “4” em casos muito particulares. Grau 5 você teria só se você não tivesse mais ninguém. Por exemplo: se você tivesse esse termo, você poderia achar mas se você tiver uma mistura, pode esquecer. Não existe uma fórmula geral ou um algoritmo com um número infinito de passos para encontrarmos as raízes de um polinômio assim.
[04:34] Você vai perguntar: "Professor, o que eu faço?" Eu vou ler esse quadro para nós, eu vou fazer "uma inspeção a um gráfico bem feito dessa função" e isso vai me indicar onde se encontram as raízes ou, pelo menos, uma parte delas. Se o gráfico for muito complicado eu preciso fazer um gráfico bem extenso para ele ir encontrando as diversas raízes. Porque eu posso ter muitas e um polinômio de grau 9. Eu vou ter “9” raízes."
O método regra de Ruffini, trata em efetuar a divisão fazendo cálculos apenas com coeficientes e só serve para divisões de um binômio, ou seja, possuem dois monômios, dois termos. Importante destacar que eles são separados pelo sinal de positivo (soma) ou negativo (subtração).
Exemplos:
• a² - b²
• 3x + y
• 5ab + 3cd²
A nossa função utilizada no exemplo é um polinômio! F(x) = 1 + 2x² + x^5 - 0.05x^7 e ele informa que seria necessário uma análise mais criteriosa em cima das raízes, mas este não era o foco dessa aula, e por isso não foi feito a identificação de cada uma, apenas a apresentação da ferramenta Desmos.
Na sequência da nossa formação você verá nossos cursos que tratam de Derivadas e Integrais e então o entendimento do que foi passado ficará mais claro, além do processo de simplificação das funções.
Espero ter te ajudado e qualquer dúvida é só retornar aqui! Bons estudos.