Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Ciclo PDCA

Professor,

Você citou a questão do ciclo do projeto.

Citou também que, para o PMBOK há 5 grandes atividades: Iniciar, Planejar, Monitorar e Controlar, Executar e Finalizar.

Mas isso é muito similar ao ciclo PDCA, certo ?

Segunda pergunta: Penso que tudo é uma variação do PDCA, certo ?

OBrigado.

5 respostas

Oi Marcelo, tudo bem? Por incrível que pareça, o PDCA apesar de ser bem popular, ele ainda é baseado em outro conceito, que é o método científico que a gente mais na área de ciência para comprovação de teorias/experimentos.

https://en.wikipedia.org/wiki/PDCA

Pensando assim a gente pode chegar ao entendimento que boa parte das idéias variam de outras ideias com adições de pequenas regras para adaptar o pensamento do conceito a um determinado contexto. Faz sentido?

Espero ter ajudado, bons estudos!

Obrigado pelo input.

Mas permita-me repetir a questão ao Professor,

Você citou a questão do ciclo do projeto.

Citou também que, para o PMBOK há 5 grandes atividades: Iniciar, Planejar, Monitorar e Controlar, Executar e Finalizar.

Mas isso é muito similar ao ciclo PDCA, certo ?

Segunda pergunta: Penso que tudo é uma variação do PDCA, certo ?

OBrigado.

Desculpa perguntar Marcelo, mas minha resposta realmente não foi satisfatória ou você quer ter um esclarecimento diretamente do instrutor?

solução!

Oi Marcelo, tudo certo?

O PDCA é baseado em Plan, Do, Check e Act. Claro que alguns métodos se repetem aqui. Planejar e Executar são passos comuns a qualquer metodologia de tomada de decisão. Entretanto, monitorar e controlar não podem ser resumidos a checar (check). Repare que temos sim uma grande influencia do PDCA, tanto porque qualquer bom processo tem como base o planejamento para tomada de decisão e analise dos resultados para outra tomada de decisão. Mas, não podemos dizer que é uma variação pois são conceitos diferentes.

Segue aqui um bom texto do SUKAD group publicado em 2015, disponivel em ingles, que também aborda essas diferenças:

https://www.linkedin.com/pulse/plan-do-check-act-pmbok-guide-process-groups-sukad-group

Espero ter ajudado. Abraço!

André,

Como eu suspeitava, parece ser tudo uma variação do mesmo tema, rs. Digo, uma variação do PDCA, conforme o próprio link que você passou atesta. Correto ?

Parece-me que a única diferença relevante que o link apontou é que Projetos terminam, ao contrário, de outras iniciativas que são ongoing e portanto podem se aplicar ao PDCA.

Certo ?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software