Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

CICLO KAIZEN

Existe algum tempo ideal ou boas práticas para determinar o ciclo kaizen? por se tratar de melhorias contínuas, podemos ter kaizen que tenha duração de por exemplo acima de 6 meses de implantação?

3 respostas

Olá, Marco! Tudo bem?

O tempo de implementação do Kaizen pode variar e depender do contexto da sua organização, do seu ramo de atuação e da colaboração da equipe. Como foi visto, Kaizen envolve evoluções graduais com "saltos" de melhoria. Desta maneira, o ideal seria que este ciclo não fosse muito demorado, para que seja possível observar pontos de melhoria mais rapidamente e propor mudanças antecipadamente. A filosofia Kaizen, juntamente com o ciclo PDCA, pregam pela melhoria contínua, de maneira gradativa e incremental, similar à proposta dos métodos ágeis.

Assim, pensando em obter agilidade em seu processo, o ideal seria ciclos mais curtos (um mês, por exemplo), a fim de entregar valor ao seu cliente de maneira antecipada, colher feedbacks e aprender com os erros e acertos para propor melhorias e assim iniciar novamente o ciclo.

Porém, não há uma regra para determinação do tempo, pois depende do ambiente e contexto da sua organização e da maturidade do time. Caso esta implementação esteja sendo feita do zero, talvez realmente seria necessário um tempo maior para adaptação e treinamento de pessoal, possibilitando o prosseguimento da implementação. Além disso, a atividade-fim da organização também pode alterar a duração deste ciclo, por exemplo:

  • Se você trabalha com construção civil, o ciclo pode ter um tempo mais demorado para reiniciar, pois talvez em um mês não seja possível propor melhorias e colher feedbacks, além do planejamento e execução normalmente estarem bem definidos no início da operação.

  • Se você trabalha com desenvolvimento de software ou com inovação, um mês pode ser um bom tempo para encerrar e reiniciar o ciclo (ou até menos tempo), pois há variações significativas na operação em curtos períodos de tempo, fazendo com que sejam necessários ciclos curtos para planejar - executar - checar - colher feedbacks e propor melhorias.

Ficou um pouco mais claro?

Qualquer dúvida, sinta-se à vontade para compartilhar conosco aqui pelo fórum.

Abraços e bons estudos! :)

solução!

Olá, Guilherme Rocha, tudo certo sim! Agradeço muito as orientações e os exemplos mencionados e concordo que dependendo do processo a ser melhorado, poderá ter um tempo maior que outro, pois, muitas vezes será necessário "rodar" um ciclo completo para aferir e constatar a melhoria..

Olá, Marco!

Eu que agradeço pela colaboração e feedback que você trouxe aqui pelo fórum!

Esta reflexão que você apresentou resume corretamente a questão do tempo destes ciclos e realmente, dependendo do processo, "rodar" o ciclo completo pode ser mais ou menos demorado e é necessário para propor melhorias. Ótimas constatações!

Abraço e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software