3
respostas

Ciclo do clock

O clock representa as 3 etapas: buscar - decodificar - executar, ou cada etapa é um clock ?

3 respostas

clock é a frequência com que um processador é capaz de executar as tarefas incumbidas a ele

sim, entendi. só fiquei em duvida quando ele fala de 1 ciclo de clock. o que isso representa ? obrigado pela resposta.

Informalmente explicando, um ciclo é o tempo que o processador (CPU) leva pra realizar uma operação de "movimento/inpulso" atravessando a energia em seus transistores aka movimento os bits. Imagine uma fila de pratos(ciclo) sujos a serem limpos por uma máquina(CPU), a cada minuto um prato(ciclo/inpulso) entra sujo e outro sai limpo, um bit entra e sai, podemos de dizer que o ciclo é 1/min ou 1/60. Considere que um garçon traga vinte pratos(1.Instrução) sujos, com 1/60 demoraria 20 minutos para lavar todos os pratos ou seja executar a instrução, quanto mais pratos forem lavados por minuto. (ciclo por minuto) mais rápido a instrução vai ser executada, e mais intruções vão poder ser executadas por minuto.

Esta operação é realizada na CPU puxando os bits de um registrador para a ALU, processando de acordo com a instrução e armazenando o resultado em outro registrador e ou movimentado o resultado para um endereço da memória.

1.Instrução: Nesse caso em especifico considera que para realizar uma instrução demora 20 ciclos. Esta instrução poderia ser por exemplo a soma de dois números inteiros.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software