Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Chocolatey não instala

Boa noite.

Não consigo instalar o chocolatey na minha máquina e não consigo identificar o que está acontecendo. Simplesmente não há mensagem alguma quando dou o comando para instalar o chocolatey. Eu só vou ter a certeza de que o chocolatey não está instalado quando tento fazer o download de algum pacote do chocolatey, que é quando o cmd me retorna que "'choco' não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes".

Fiz o comando em modo administrador.

Meu sistema operacional é o windows 7.

6 respostas

Eric,

Por favor execute os comandos abaixo no cmd e informar o resultado.

echo %PATH%

dir %ALLUSERSPROFILE%\chocolatey\
Microsoft Windows [versão 6.1.7601]
Copyright (c) 2009 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

C:\Windows\system32>echo %PATH%
c:\Program Files (x86)\AMD APP\bin\x86_64;C:\ProgramData\Oracle\Java\javapath;C:
\Windows\system32;C:\Windows;C:\Windows\System32\Wbem;C:\Windows\System32\Window
sPowerShell\v1.0\;C:\Program Files\Internet Explorer;C:\Windows\system32;C:\Wind
ows;C:\Windows\System32\Wbem;C:\Windows\System32\WindowsPowerShell\v1.0" /M

C:\Windows\system32>dir %ALLUSERSPROFILE%\chocolatey\
O sistema não pode encontrar o arquivo especificado.

Olhando agora, esse "" /M " no final do path me parece estranho.

Bem ocorreu alguma falha na instalação, vamos tentar algumas coisas.

Ajustando PATH, caso esse (" /M ) realmente esteja na variável de ambiente sera removido, para evitar problemas no futuro.

set c:\Program Files (x86)\AMD APP\bin\x86_64;C:\ProgramData\Oracle\Java\javapath;C:
\Windows\system32;C:\Windows;C:\Windows\System32\Wbem;C:\Windows\System32\Window
sPowerShell\v1.0\;C:\Program Files\Internet Explorer;C:\Windows\system32;C:\Wind
ows;C:\Windows\System32\Wbem;C:\Windows\System32\WindowsPowerShell\v1.0

Você pode realizar uma instalação offline, clicando no link "Completely Offline Install." na pagina de instalação do programa.

Ou seguir com os passos abaixo para instalação online.

execute o comando abaixo e guarde o resultado.

echo %ALLUSERSPROFILE%

Execute o comando abaixo para instalação, lembre-se de estar no cmd no modo adm.

@"%SystemRoot%\System32\WindowsPowerShell\v1.0\powershell.exe" -NoProfile -InputFormat None -ExecutionPolicy Bypass -Command "iex ((New-Object System.Net.WebClient).DownloadString('https://chocolatey.org/install.ps1'))" && SET "PATH=%PATH%;%ALLUSERSPROFILE%\chocolatey\bin"

execute o comando abaixo e compare com o valor anterior.

echo %ALLUSERSPROFILE%

Meu terminal continua não respondendo nada. O PATH eu tive que arrumar diretamente pela interface do windows, porque o terminal não o fez.

O retorno do comando "echo %ALLUSERSPROFILE%" continuou o mesmo antes de depois do comando que continha o download.

Microsoft Windows [versão 6.1.7601]
Copyright (c) 2009 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

C:\Windows\system32>echo %ALLUSERSPROFILE%
C:\ProgramData

C:\Windows\system32>@"%SystemRoot%\System32\WindowsPowerShell\v1.0\powershell.ex
e" -NoProfile -InputFormat None -ExecutionPolicy Bypass -Command "iex ((New-Obje
ct System.Net.WebClient).DownloadString('https://chocolatey.org/install.ps1'))"
&& SET "PATH=%PATH%;%ALLUSERSPROFILE%\chocolatey\bin"

C:\Windows\system32>echo %ALLUSERSPROFILE%
C:\ProgramData

C:\Windows\system32>

Quanto a instalação offline disponibilizada no chocolatey, não consegui acompanhar porque, além de meu inglês ser bem fraco, eles começaram a dar exemplos de repertórios e disponibilizam um longuíssimo script como exemplo que eu não faço a menor ideia de onde usar. Não sou da área de TI, por isso minha dificuldade de conciliar as informações que eles passam.

solução!

Tenta realizar a instalação usando o Powershell em Modo de administrador em vez do CMD

Set-ExecutionPolicy Bypass -Scope Process -Force; iex ((New-Object System.Net.WebClient).DownloadString('https://chocolatey.org/install.ps1'))

Obrigado pela atenção, pessoal. Pelo powershell deu certo. Não havia percebido que eu tinha o powershell na máquina. Pensei que fosse um aplicativo nativos das versões mais recentes do windows.