2
respostas

Chocolaterias

Olá!!! Voltei à aula para rever alguns pontos...

Kopenhagen, Cacau Show, Lindt, Brasil Cacau, todas essas marcas utilizam o marrom em suas logos... o que podemos também perceber em cafeterias. Nesse caso, o marrom é por remeter/associar ao chocolate e ao café (lembro aí que café não é preto, é marrom - ;-))? A partir do momento que pensamos que o marrom é uma cor reproduzida pelo laranja, podemos associar ao sentimento de alegria vinculado a cor conforme o Guia Emocional das Cores?

2 respostas

Olá! Tudo bem?

Segundo algumas pesquisas, sim, muitas marcas de chocolates e cafeterias realmente usam a cor marrom em suas logos. Isso é feito, em grande parte, para criar uma associação direta com o produto que vendem, que é, no caso, o chocolate ou o café. A cor marrom pode remeter a sensação de conforto, aconchego e naturalidade, o que pode ser muito atraente para os consumidores desses produtos.

Quanto à sua segunda pergunta, é interessante notar que o marrom é uma cor que pode ser obtida pela mistura de outras cores, incluindo o laranja. No entanto, em termos de psicologia das cores, cada cor é geralmente analisada por si só, sem levar em conta as cores que foram usadas para criá-la. Portanto, embora o marrom possa ser feito com laranja, ele não necessariamente carrega as mesmas conotações emocionais que o laranja (que, como você mencionou, está associado à alegria).

No Guia Emocional das Cores apresentado na aula, o marrom não está incluído, mas é comum que seja associado a sensações de robustez, simplicidade, conforto e organicidade. Então, mesmo que o marrom possa ser criado a partir do laranja, ele tem suas próprias associações emocionais.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Oi Fernanda!! Ajudou muito! Muito obrigada!