Olá! Tudo bem?
Segundo algumas pesquisas, sim, muitas marcas de chocolates e cafeterias realmente usam a cor marrom em suas logos. Isso é feito, em grande parte, para criar uma associação direta com o produto que vendem, que é, no caso, o chocolate ou o café. A cor marrom pode remeter a sensação de conforto, aconchego e naturalidade, o que pode ser muito atraente para os consumidores desses produtos.
Quanto à sua segunda pergunta, é interessante notar que o marrom é uma cor que pode ser obtida pela mistura de outras cores, incluindo o laranja. No entanto, em termos de psicologia das cores, cada cor é geralmente analisada por si só, sem levar em conta as cores que foram usadas para criá-la. Portanto, embora o marrom possa ser feito com laranja, ele não necessariamente carrega as mesmas conotações emocionais que o laranja (que, como você mencionou, está associado à alegria).
No Guia Emocional das Cores apresentado na aula, o marrom não está incluído, mas é comum que seja associado a sensações de robustez, simplicidade, conforto e organicidade. Então, mesmo que o marrom possa ser criado a partir do laranja, ele tem suas próprias associações emocionais.
Espero ter ajudado e bons estudos!