Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Checked Exceptions no Dart

O Dart passar a usar Checked Exceptions como padrão trás alguma vantagem para nos? ou seria apenas por estética, para manter uma legibilidade de código melhor?

1 resposta
solução!

Oi Ian, tudo bem?

Desculpe a demora em retornar.

Ótima pergunta! O uso de Checked Exceptions no Dart pode trazer algumas vantagens para nós. Embora seja verdade que as Checked Exceptions podem melhorar a legibilidade do código, elas também ajudam a garantir que as exceções sejam tratadas adequadamente.

Quando uma exceção Checked é lançada, o compilador Dart exige que você lide com ela explicitamente usando um bloco try-catch ou adicionando a cláusula throws ao método. Isso pode ser útil para evitar que exceções sejam ignoradas ou não tratadas, o que pode levar a erros difíceis de depurar.

Além disso, as Checked Exceptions podem fornecer informações adicionais sobre os possíveis erros que podem ocorrer em um determinado contexto. Isso pode ser especialmente útil ao trabalhar com bibliotecas ou APIs que lançam exceções específicas. Ao lidar com essas exceções de forma explícita, você pode tomar decisões mais informadas sobre como lidar com erros específicos.

Espero ter ajudado a esclarecer sua dúvida!

Um abraço e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software