2
respostas

Checadas ou não Checadas

Olá,

  1. Existe alguma orientação sobre se existe um melhor caso para escolher um dos tipos na criação de exceções criadas por nós ?
  2. Lembro de ter visto uma discussão sobre se a Java deveria ou não ter exceções checadas, porque existe esse questionamento?
2 respostas

Vi um curso de EJB que cita isso rapidamente. Mas a ideia é a seguinte, as checadas você precisa tratar e isso acaba sendo inviável, pois caso não seja tratado rapidamente, o código fica cheio the "throw" nas chamadas de funções e e seu tratamento é levado pra outra camadas da aplicação.

Na maioria das aplicações, as exceções que incluem validações são não checadas. Pois assim fica mais facil de desenvolver e facilita o tratamento no front-end.

Caso vc precisa executar o fluxo mesmo com gerando a exceção, então as do tipo checadas é uma boa escolha.

...mas como tudo na computacão, tudo depende.

Muitos programadores odeiam exceções checked porque são forçados a lidar com APIs que usam excessivamente ou especificam incorretamente essas exceptions em vez de exceções não verificadas como parte de seus contratos.

Os programadores devem ser forçados a lidar com exceções verificadas ou ter a oportunidade de ignorá-las? É uma árdua discussão, rs.