Fiquei com a impressão de que a chave estrangeira pega informações de uma chave em outra tabela se for isso ok, mas o que mais medeixou emdúvida é como consultar essa tabela que contem essa chave estrangeira. Pode me dizer?
Fiquei com a impressão de que a chave estrangeira pega informações de uma chave em outra tabela se for isso ok, mas o que mais medeixou emdúvida é como consultar essa tabela que contem essa chave estrangeira. Pode me dizer?
Oi, Carlos! Tudo bem?
Você está certo em seu apontamento sobre chaves estrangeiras. Elas são usadas para relacionar duas tabelas. Uma chave estrangeira em uma tabela aponta para uma chave primária em outra tabela.
Para consultar as informações de uma tabela que possui uma chave estrangeira, podemos utilizar um SELECT
comum, assim como ilustro no exemplo abaixo:
SELECT * FROM tabela
Contudo, caso o nosso objetivo seja observar informações que estão contidas nas duas tabelas que se relacionam, nós podemos trabalhar com a cláusula JOIN
, que permite a realização de junções. Dessa forma, torna-se possível entrelaçar dados que se conectam a partir do mesmo identificador (declarado como chave primária em uma tabela e, na outra, como chave estrangeira).
Caso tenha curiosidade em compreender mais afundo o funcionamento do JOIN
, recomendo a leitura deste artigo:
Carlos, durante o dia a dia de trabalho/estudos voltados a Dados, sempre iremos nos deparar com chaves primárias e chaves estrangeiras. Geralmente, o nosso primeiro contato com estes termos ocorre quando aprendemos sobre modelagem de banco de dados. Por esse motivo, para um melhor aproveitamento deste curso, deixo como indicação de estudos a formação a seguir:
Espero ter ajudado! Se surgirem novas dúvidas, fico à disposição.
Abraços!