Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Chatbot em Aplicações Reais

Olá!

Neste curso vimos como implementar um chatbot em uma aplicação já existente desenvolvida pelo BlueMix. Desta forma, gostaria de saber se eu poderia utilizar esta interface para implementar em possíveis websites/aplicativos móveis desenvolvidos por mim.

  • Se sim, gostaria de saber como manipular tal interface. Basta manipular o aquivo HTML e inserir o chat em um button por exemplo ou haveria outra forma mais fácil?

  • Caso não possa, gostaria de saber outras formas de fazer o deploy em uma aplicação real (website, aplicativo etc.), com uma interface amigável e intuitiva, assim como a vista no curso.

Obrigado, tenham um ótimo dia!

1 resposta
solução!

Oi Paulo, :)

sobre o uso da aplicação, dentro da página do Github do projeto, diz que ela está sob a licença Apache 2.0.

License
This sample code is licensed under Apache 2.0.
Full license text is available in LICENSE.

Sobre o que essa licença permite, você pode conferir os detalhes neste [link] (em inglês)(https://www.apache.org/licenses/LICENSE-2.0).

E neste outro link (em português) tem mais sobre como ela funciona.

Eu não sou especialista em licenças, mas até onde entendo, você pode usar um produto sob essa licença de forma comercial, pode modificá-lo e também distribuí-lo. Se o que você quiser fazer com a interface estiver dentro disso, me parece que pode usá-la.

Sobre a manipulação, ela é como a maioria das aplicações web, então é feita com base em javascript, html e css. Sabendo usar essa base, você consegue alterá-la sem problemas do modo usual, manipulando o arquivo html e os outros arquivos.

E sobre o deploy em outra aplicação, é o mesmo processo que fizemos.

Por um lado você irá usar node ou outra linguagem da API para fazer uma ponte entre o serviço do Watson e a aplicação, também usar javascript ou php, para ir dizendo para a sua aplicação web como ela irá processar esse conteúdo que veio do chatbot e incluir esse site em algum servidor para que ele possa ser acessado.

Espero ter esclarecido esses pontos, qualquer outra dúvida, só postar aqui o/.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software