Olá, estou com problema, segui todos os passos da aula 4 onde ensina a fazer um novo Dataset para utiliza-lo no chart mas mesmo depois de cria-lo a única opção que parece é Main report dataset. Segue imagem com print.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá, estou com problema, segui todos os passos da aula 4 onde ensina a fazer um novo Dataset para utiliza-lo no chart mas mesmo depois de cria-lo a única opção que parece é Main report dataset. Segue imagem com print.
Oi Willian,
verifiquei aqui e não consegui achar nenhum instrutor que saiba exatamente como sanar a sua dúvida.
Em todo esse meio tempo, você já resolveu o problema do dataset ?
Abs e desculpe a demora, Nico
Olá Nico, infelizmente não resolvi o problema, refiz as aulas com bastante atenção seguindo cada passo e realmente não aparece meu dataset para incluir no chart. Dei uma pesquisada na net, mas não encontrei nada relacionado ao meu problema. Não sei se o motivo poderia ser a versão do ireport que estou utilizando (5.6.0).
Como utilizo o Java 8, tive que alterar o arquivo de configuração do "ireport"que localiza-se na pasta Jaspersoft\iReport-5.6.0\etc, onde fiz uma referencia para meu JRE 7, jdkhome="C:\Program Files\Java\jre7" pois sem isso meu ireport nem abria.
Como não queria perder tempo, acabei vendo todas as vídeo aulas e concluindo o curso, mas lamentavelmente sem conseguir gerar gráficos na prática.
Oi William,
para não ficar parado por causa desse erro, usa a versão do jasper do curso. Ela foi testado e pode ter certeza que ela funciona.
abs
é algum bug. Cria novamente sem apagar o anterior que ele vai. Aconteceu comigo também e estou utilizando a 5.6.0.