Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

charset Internet Explorer 11

Meu internet explorer é o 11, e nele o texto não aparece acentuado quando mudo o charset para UTF-8. Tem como ver qual a versão do HTML do meu browser?

6 respostas

O texto fica estranho no navegador? Com caracteres bizarros no lugar dos acentos?

O problema deve ser a diferenca entre o charset em que o arquivo HTML foi criado e o charset declarado na tag HTML. Qual editor de textos vc ta usando pra criar os arquivos?

estou utilizando o bloco de notas mesmo. O texto fica da mesma forma, com ou sem a adição das tags <!doctype html> < html> < head> < meta charset="UTF-8" />

Inclusive copiei e colei o codigo da aula, para ver se eu não tinha digitado errado. E quando abro no IE 11 ele fica com esses caracteres de qualquer forma.

solução!

Testei o charset "ISO-8859-1" e funcionou. Ao que parece, o IE usa esse charset ainda

Na verdade o IE suporta todos os charsets, é que o arquivo foi salvo como ISO-8859-1. Isso por causa do editor - o bloco de notas salva sempre assim. Editores mais avancados costumam gravar como UTF-8 por padrao.

se eu defino o charset como UTF-8, tenho problemas de visualização no IE11, logo imagino eu que ele não seja compatível com esse charset. (ou mesmo definindo o charset, o bloco de notas muda algo?) Mas, se eu não defino o charset, ou se defino como ISO-8859-1. Todas as letras acentuadas são visualizadas normalmente

Isso, o "culpado" ai é o bloco de notas, não o IE.

Charset nada mais que é o nome da codificação usada pra salvar e depois ler o arquivo. Existem varios possiveis (ISO-8859-1 e UTF-8 sao alguns deles). Tanto faz qual voce usa, desde que seja o mesmo charset na hora de criar o arquivo (no editor) e o mesmo na hora de ler o arquivo (no browser).

A meta tag de charset serve para indicar para o navegador qual charset ele deve usar pra leitura do arquivo. E deve bater com o charset usado na hora de criar o arquivo (senao da os erros de acento).

O que ta acontecendo é que o bloco de notas esta salvando o arquivo como ISO-8859-1 e ai quando coloca a meta tag indicando UTF-8, o IE tenta ler como UTF-8 um arquivo salvo num charset diferente.

Duas formas de resolver:

1) Muda a meta tag pra ISO-8859-1, que é o que vc fez, e aí o browser vai ler igual o que o bloco de notas salvou.

2) Usa outro editor que salve em UTF-8 e ai a meta tag indicando UTF-8 vai funcionar.

O IE no fim é compativel com todos, a questao maior mesmo é a diferenca entre charset do editor e do browser.