Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Charset

O Chrome, a partir da versão 55, passou a detectar automaticamente o encoding dos arquivos. Então, é possível pensar que não é mais necessária a tag .

Já li um monte de respostas sobre esse tópico e nenhuma esclareceu minha duvida. Acabei de começar o curso e nao entendi quando esse "charset" aparece ou se a gente tem que colocar ... nao entendi absolutamente nada. Tem certeza que esse curso é para iniciantes nivel 0 ??????

6 respostas
solução!

Oi, Claudia! Tudo bom contigo?

É sempre aconselhável a utilização da tag <meta charset="UTF-8">.

Vamos supor que você desenvolva uma página web e um usuário possua um navegador antigo, que não tenha o atualizado com essa nova inserção automática da tag charset... ;-)

Teremos um problema na sua aplicação!!!

Por esse motivo, utilizamos essa tag para evitarmos qualquer tipo de problema ou incompatibilidade que o usuário venha a ter ao usar sua aplicação!

Para aprofundar um pouquinho mais, segue um post de Gabs Ferreira explicando com mais detalhes.

Qualquer dúvida que tiver, Claudia, não exite em nos procurar!

Estamos aqui para te ajudar nessa jornada!

Um abraço e bons estudos!

Bom dia Claudia!

O atributo charset serve para indicar o formato de codificação de caracteres utilizado no documento.

no caso, o <meta charset="UTF-8"> que utilizamos nos códigos HTML, é um tipo de codificação binária que o navegador utiliza para codificar/identificar os caracteres utilizados em nossa página "a, A, á, Á, â, Â, b, B ... " (é um assunto um pouco complexo, pode ver neste link).

Os navegadores mais recentes, são "espertos" o suficiente para identificar e já aplicar automaticamente o <meta charset="UTF-8"> na sua página, porém é boa prática sempre declarar ele no código, porque nunca sabemos qual navegador e aparelho o usuário vai estar utilizando quando abrir nossa página.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida mande aqui.

Obrigada , sua resposta e o link do Gabs me ajudaram bastante. Inclusive porque na aula 7 "Dê Olá ao mundo" esse charset foi abordado de forma mais explicativa. No começo do curso , para quem é leigo feito eu, dar de cara com esse charset assusta haha.

Oi Claudia, eu entendi assim: se é uma linguagem, o problema é a comunicação entre o navegador e a pagina . Se você desenvolve uma pagina incluindo esse código, a possibilidade de falar com todos eles, é muito maior. Enquanto que se não incluir esse código, só alguns browsers conseguiram entender

Muitoobrigada Monica, exatamente isso ... tive essa duvida bem no comecinho das lições e a medida que progredi nas aulas assimilei a informação! Valeu!

Oi, antes de iniciar o programa é recomendável que utilize , assim não terá problemas com acentuações.