2
respostas

Chamar uma API após a inicialização do Container

Criei uma aplicação .net core WEB Api e estou subindo ela usando uma imagem Runtime do ASP.NET core 2.2, esta WEB Api tem um endpoint GET sem parametros semelhante a: http:///api/AttendantManager/Start Como faço para após a subida do Container ele chamar este endpoint automaticamente?

2 respostas

Olá, William, tudo bem?

Desde já peço desculpas pela demora no retorno a sua mensagem.

Para que a sua aplicação chame automaticamente o endpoint após a inicialização do container, você pode utilizar o recurso de Health Checks do ASP.NET Core. Os Health Checks permitem que você verifique o estado da sua aplicação e execute ações com base nesse estado.

Você pode criar um Health Check personalizado que faz a chamada para o endpoint desejado. Por exemplo, você pode criar um Health Check que verifica se a sua aplicação está online e, em seguida, chama o endpoint "/api/AttendantManager/Start". Para isso, você pode utilizar a biblioteca Polly, que é muito útil para lidar com resiliência em chamadas de API.

Todavia, vale ressaltar que como você postou sua pergunta há algum tempo é possível que a constante evolução da tecnologia impacte na resolução da sua dúvida. Sendo assim, caso queira se aprofundar neste tema e com conteúdos atualizados, recomendo os materiais abaixo:

Espero ter ajudado.

Abraços e bons estudos!

Monalisa, obrigado pela resposta!

Como diz o ditado "antes tarde do que nunca". E sim um Health Check customizado "personalizado" resolve essa questão.

Obrigado por ter respondido uma pergunta que estava dada como esquecida.

Vlw, vida longa!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software