Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
13
respostas

Chain Of Responsability

No Curso de Design Patterns I, estou estudando o pattern 'Chain Of Responsability'. A implementação cria uma corrente de descontos por quantidades de itens ou por valor em reais, então na implementação tem a classe 'Desconto5Itens' , 'Desconto500Reais' e 'SemDesconto'. No calculo do desconto existe a classe 'CalculadorDeDescontos' que tenta aplicar os 3 tipos de descontos possíveis a um orçamento que são: 'Desconto5Itens', 'Desconto500Reais' e 'SemDescontos'.

A base das 2 primeiras classes de desconto é essa:

class Desconto500Reais implements IDesconto {
        private $proximoDesconto;

public function setProximo(IDesconto $proximo) {
          $this->proximo = $proximo;
        }

public function desconta(Orcamento $orcamento) {
          if($orcamento->getValor() > 500) {
            return $orcamento->getValor() * 0.07;
          }
          else {
            return $this->proximoDesconto->desconta($orcamento);
          }
        }
      }

O que ocorre então é que cada objeto de desconto tem a referencia do proximo desconto e se ele não atender o desconto no método 'desconta' passa para o proximo desconto.

A minha questão é:

Não seria mais fácil o objeto desconto antes de passar a bola para o próximo desconto testar se o próximo desconto existe? Se o objeto atual testar e proximo estiver la ele passa, caso contrario ele já retorna zero porque ele é o último da corrente .

A classe 'SemDesconto' no caso eu acho meio inutil porque sempre retornará Zero e ainda por cima será obrigada a implementar um método vazio 'setProximo'.

O que vocês dizem sobre esta questão?

Obrigado.

13 respostas

Oi Alexandre, tudo bom?