Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
13
respostas

Chain Of Responsability

No Curso de Design Patterns I, estou estudando o pattern 'Chain Of Responsability'. A implementação cria uma corrente de descontos por quantidades de itens ou por valor em reais, então na implementação tem a classe 'Desconto5Itens' , 'Desconto500Reais' e 'SemDesconto'. No calculo do desconto existe a classe 'CalculadorDeDescontos' que tenta aplicar os 3 tipos de descontos possíveis a um orçamento que são: 'Desconto5Itens', 'Desconto500Reais' e 'SemDescontos'.

A base das 2 primeiras classes de desconto é essa:

class Desconto500Reais implements IDesconto {
        private $proximoDesconto;

public function setProximo(IDesconto $proximo) {
          $this->proximo = $proximo;
        }

public function desconta(Orcamento $orcamento) {
          if($orcamento->getValor() > 500) {
            return $orcamento->getValor() * 0.07;
          }
          else {
            return $this->proximoDesconto->desconta($orcamento);
          }
        }
      }

O que ocorre então é que cada objeto de desconto tem a referencia do proximo desconto e se ele não atender o desconto no método 'desconta' passa para o proximo desconto.

A minha questão é:

Não seria mais fácil o objeto desconto antes de passar a bola para o próximo desconto testar se o próximo desconto existe? Se o objeto atual testar e proximo estiver la ele passa, caso contrario ele já retorna zero porque ele é o último da corrente .

A classe 'SemDesconto' no caso eu acho meio inutil porque sempre retornará Zero e ainda por cima será obrigada a implementar um método vazio 'setProximo'.

O que vocês dizem sobre esta questão?

Obrigado.

13 respostas

Oi Alexandre, tudo bom?

Sua ideia faz todo sentido. Fazemos a verificação se existe alguma atribuição em proximo desconto, na propria classe que define um desconto e assim evitamos a criação de uma classe a mais só pra indicar o fim da cadeia.