8
respostas

Certificados da Alura

Os certificados da Alura dentro do Linkedin, como aplicar?

Coloca como Curso ou Certificado apenas? Tem data para expirar?

8 respostas

Oi Lucas tudo bem?

Coloca como curso e não possui data para expirar. Certificado é mais para aqueles certificados que tem que fazer uma prova paga para conseguir como por exemplo certificações Java, Oracle, Microsoft, etc. Que não é o caso da Alura.

Espero ter ajudado!!!

André, no linkedin na sessão curso aparece apenas nome do curso, numero e associado a algum trabalho.

Não faz sentindo algum, qual o número do curso?

Como vou associar o curso ao uma empresa que já trabalhei?

Como vou colocar o nome da Alura?

Na parte de certificado ao menos aparecer o nome da instituição e o link para o certificado.

Deve ter mudado então. Vou encaminhar a sua dúvida para a instrutora dos cursos dessa área.

Oi Lucas, tudo bem?

O LinkedIn tem duas sessões onde podemos informar os cursos.

Os cursos da Alura, por exemplo, é melhor colocar no campo Conquistas / Curso. No item Nome do curso, você pode colocar por exemplo Java - Parte III (Alura).

Repare que o item "número" não é obrigatório (para o recrutador é irrelevante se você é o 1º ou 100º aluno a fazer esse curso). No campo associado você seleciona a empresa em que trabalha ou trabalhou quando fez o curso porque o LinkedIn entende que você fez o aporte de conhecimento para atuar nessa vaga.

Só para esclarecer a diferença entre cursos e certificações, o item certificações é indicado para os casos de certificações oficiais (como o André bem comentou), como é o caso da certificação Java .Net, Scrum e Oracle. Perceba que essas certificações, por exemplo, o profissional precisa fazer uma prova oficial. Ao ser aprovado, o certificado conter as informações que o campo do LinkedIn requer:

• Nome da certificação: Ex: Cisco Certified Network Associate Security (CCNA)

• Organização emissora: Cisco

• Esse certificado expira?

• Data da emissão e data de expiração (caso tenha)

• Código da credencial é informada pelo emissor no certificado.

Espero ter ajudado.

Um abraço.

Boa noite Priscila tudo ótimo e com você?

Tentei colocar na área de cursos porém tem apenas o titulo do curso e o número, eu tenho por exemplo o curso de programador web pelo Senac também não colocar nem o nome da instituição apenas o nome do curso sem nenhuma outra informação não ajudaria em nada em divulgar meus certificados.

Vou colocar na parte de certificado o do Senac e deixa os da Alura do jeito que você falou apenas com o titulo do curso sem nenhuma outra informação então? já que não se enquadra no contexto de certificado.

Oi Lucas,

Isso mesmo, parece que o Linkedin alterou essa função, porque antigamente tinha como colocar a instituição e o link do curso, inclusive para os cursos livres, mas agora ficou assim.

Pode incluir o título e o nome da escola/plataforma e do curso que é o suficiente.

Para o recrutador é mais relevante observar o conhecimento técnico e/ou comportamental na descrição das experiências ou no resumo, por exemplo: "Trabalhei no desenvolvimento de uma plataforma "x" usando a linguagem x, framework y.... Trabalho em equipe e resolução de bugs", algo nessa linha.

Ficou mais claro? :)

Não ficou muito claro não.

Olhe se puder me ajudar, mandei conexão pra ti esse é o meu perfil - https://www.linkedin.com/in/lucasferreiralimax

Eu tenho projetos como o currículo grátis - http://curriculo-gratis.firebaseapp.com

E também desde de 2012 criei e ajudo a gerencia a página oficial da escola estadual onde fui formado sem ajuda nenhuma do governo - https://www.facebook.com/JornalistaFranciscoMesquita

Como posso colocar de forma correta essas informações?

Já está aceito e pelo que vi seu LinkedIn está muito bom!

Sobre os links dos projetos do Currículo Grátis está ok, mas você tem Github? É mais interessante manter um portfólio unificado no Github e incluir o link dele no resumo, tem opção para incluir link.

Não está errado como você fez, mas geralmente o recrutador ou o gerente de TI pede o Github.

Sobre a sua ajuda na página oficial da sua escola você pode incluir em voluntariado. Abra uma nova sessão, clique em conquistas / Organizações. Esse espaço é ideal para incluir projetos voluntários também.