Como faço para inserir o meu certificado no curriculo lattes?
Como faço para inserir o meu certificado no curriculo lattes?
Oi Luciano, tudo bem? A plataforma da Alura não tem integração com o Lattes, então você vai precisar fazer isso tudo manualmente. Lá no Lattes se não estou enganado você pode cadastrar certificados de cursos de curta duração, é onde os cursos da Alura se encaixam. (a não ser que use o certificado de uma carreira, ai talvez já não seja curta duração).
Nestes casos, você pega os dados do certificado aqui no seu perfil e cadastra manualmente lá. Você prefere um guia de como fazer isso ou essa resposta já é suficiente?
Sim! Prefiro um guia para me auxiliar como posso fazer isso!
Certo Luciano, acabei de checar aqui. Os passos são os seguintes, considerando que você fez o login na plataforma Lattes.
No menu superior há um item chamado "formação", há algumas opções quando passar o mouse, você escolherá a opção "formação complementar". Será aberta uma listagem de cursos que você já fez. Caso não tenha nada, a lista estará vazia.
Com a listagem aberta, clicará em "adicionar item". Será aberto um formulário para que preencha com os dados da formação complementar.
As informações gerais são: Nível (curso de curta duração), instituição de ensino, nome do curso e carga horária. O nome da instituição e o nome do curso você precisa cadastrar manualmente clicando primeiro no botão de pesquisa e depois em "cadastrar", por que a instituição e curso não existiram na primeira vez. (você precisa buscar pela instituição de ensino e curso antes de poder cadastrar um novo(a))
Obs: Uma recomendação pessoal é que você entre em contato pelo e-mail com o pessoal pra pedir o nome da instituição corretamente.
Obs: lembrando que você também precisa selecionar uma área de conhecimento do curso quando for cadastrar. Os de programação, mobile, infra, front-end. São todos abaixo de ciências exatas -> ciência da computação, já os de business e design eu não sei bem onde categorizar, entra em contato também pra se informar..