Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Certificado experidado

Baseando-se na explicação encima do certificado da alura, o que aconteceria se o mesmo estivesse experido, e uma requição fosse feita ?

A requisição não é realizada, ou ela é enviada via HTTP ?

1 resposta
solução!

Se o certificado está expirado, o usuário recebe um aviso de que a página está com certificado expirado e que o conteúdo ali visto não é confiável.

Tente acessar a página https://idg.receita.fazenda.gov.br

No caso do site da receita, a mensagem é um pouco diferente. O certificado é assinado pela própria receita, então o seu navegador não tem como ter certeza de que esse site é realmente seguro pois não há um órgão que garanta isso. É como se você me perguntasse meu nome e eu apresentasse meu CPF. Você pode acreditar, mas eu poderia ter impresso um CPF com um nome falso. No caso de um certificado válido, seria o mesmo que você poder anotar meu CPF e buscar em algum órgão do governo, para garantir que eu sou eu mesmo.

Mas é esse o princípio. A requisição ainda é feita com o protocolo HTTPS, mas nada pode garantir que ela é segura.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software