Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Certificações em Scrum

Pessoal boa tarde,

Alguém sabe dizer quais as provas de certificações relacionadas ao Scrum (CSPO; PSM e etc) estão disponíveis em Português?

Obrigado.

4 respostas

Boa tarde Bruno, todas as provas são em ingles mesmo.

Abraços

Bruno, como vai?

Vou discordar do Guilherme...rs

Atualmente no mercado existem 2 certificações de Scrum Master que são as mais valorizadas: PSM (Scum.org) e CMS (ScrumAlliance.org). A PSM é em inglês e o nível para acerto é grande (85% de acerto minimo), com um valor de U$150,00 (dólares).

Já a CMS é em Português a prova, mas para realiza-la é preciso fazer um treinamento por realizado por um Scrum Treiner no valor de R$2.000,00 (incluindo a prova).

Se quiser saber mais sobre a CMS, acesse: https://www.scrumalliance.org/certifications/practitioners/certified-scrummaster-csm

Espero ter ajudado! =)

Boa tarde!

Obrigado pelas respostas...

Eu estava pensando em fazer a PSM I por causa do preço... Tem uma consultoria (que não vou lembrar o nome agora) que diz que consegue através de um plugin do chrome de tradução realizar a prova normalmente em Português... Você conhece alguém que fez a prova assim? Sabe se dá certo?

Aproveitando queria deixar uma outra questão. A PSM I é com consulta? Por acaso eu posso estar com alguém do lado na hora da realização da prova que saiba ler em inglês para traduzir as questões para mim?

Obrigado!

solução!

Bruno,

Atualmente a mind mister (mindmaster.com.br) é a empresa mais adequada para fazer a preparaçao...acho que foram eles que falaram sobre o plugin. Eu, particularmente, acho que é uma boa opção se você não souber ingles, no entanto, existem pegadinhas e traduções que podem te confundir como Arrancada (sprint), mestre scrum (scrum master), dono do produto (PO), etc.....palavras que são habituais, mas podem confundir na hora....

A PSI I é realizada de forma online sim, mas é muito perigoso pedir para alguem traduzir ou consultar, pois é uma corrida contra o tempo. Você terá 80 questões para responder em 60 minutos....essa é uma das dicas que eles dão, pois qualquer desvio pode resultar em nao completar a prova e consequentemente ser eliminado, pois é necessário um percentual de 85% de acerto.

Qualquer dúvida, poste aqui! E não tiver mais nenhuma questão, feche o tópico.

Abraços,

Renan