2
respostas

Certificação Scrum Master

Com todas as trilhas que Alura fornece sobre scrum já posso me considerar preparado para tirar a Certificação Professional Scrum Master – PSM I da Scrum.org ?

2 respostas

Olá Cleber,

as trilhas da alura já vão te dar uma base bem legal para você entender o Scrum como um todo e começar a se preparar para a prova da PSM I. Mas dado a alta taxa que a prova exige para o aluno passar (85%) eu recomendo fortemente que você estude mais coisas além do cursos da Alura para se aprofundar em alguns quesitos específicos do Scrum Master. É interessante você ler o Scrum Guide, que é a raiz de tudo e acaba sendo bastante cobrado nas provas de certificação. Além disso, no site da Scrum.org eles dão algumas sugestões de literatura para te ajudar na prova e algumas delas são muito boas para você se aprofundar em assuntos específicos, como o Agile Retrospectives que aborda muito sobre retrospectivas e facilitação e o Drive que aborda sobre como trabalhar fatores motivacionais.

Se você tiver a oportunidade, é interessante também antes de correr atrás da certificação passar por alguma experiência atuando como Scrum Master dentro de uma empresa. A prática ajuda muito a fixar e entender melhor até os conceitos.

Bacana Lucas, muito obrigado.