1
resposta

Certificação para outras Áreas

Atuo como assessor executivo e meu objetivo profissional é atual como consultor na empresa pública em que sou concursado. Atuando como consultor necessito de uma certificação mais abrangente, similares a gerentes/coordenadores de projetos de serviços com a gama de produtos da área financeira bancária e tenho dificuldades em identificar certificação para algo tão amplo para maximizar a possibilidade de atuação abrangente. Solicito orientações e/ou indicações em certificação .

1 resposta

Caro Aldo,

Obrigado pela sua postagem!

Quando pensamos no desenvolvimento de competências para atuação como consultor temos que abrir consideravelmente o leque de estudos, pois na essência um bom consultor independente do ramo de atuação deve ter ótimo nível de performance em soft skills principalmente em termos de: comunicação, capacidade de negociação e de interação com pessoas e também boas habilidades técnicas que o possibilitem a ter uma visão macro (generalista) da cadeia de valor do segmento em que atua , bem como um alto nível de especialização e capacidade de buscar e assimilar conhecimentos associados ao tema em que atua prestando consultoria com uma velocidade no mínimo 5x maior do que um leigo e/ou curioso no assunto.

Além de certificações que são mais complementos de CVs para obter mais pontuação em concursos públicos para cargos específicos, é muito importante para qualquer consultor desenvolver seus estudos e " know-how " técnico e prático no tema em que está atuando e principalmente caso a atuação seja associado ao setor público entender na prática como a "máquina" pública, de fato funciona, por exemplo em termos financeiros entender que o planejamento dos recursos normalmente são anuais e que depois de "empenhados" para uso em uma determinada finalidade dificilmente os mesmos poderão ser remanejados para outra finalidade dentro de um mesmo exercício fiscal (ano).,etc...

Além dos pontos colocados acima para você refletir sobre o que se espera e alguns desafios da atuação de consultor atuando, por exemplo no seguimento financeiro dentro do setor público. É de extrema importância que você avalie a natureza do serviço da empresa pública em que você pretende atuar, por exemplo se for para um banco de fomento voltado ao desenvolvimento de projetos é importante que você entenda a legislação em vigência, as linhas de crédito e critérios para análise e liberação das mesmas para clientes.

Lembrando que o setor financeiro é extremamente regulado no Brasil e assim, bons estudos de diretrizes do Banco Central para operações financeiras são itens básicos para consultores que atuam neste ramo.

Em suma, para atuação no setor público pensando em algum concurso público específico o ideal é você avaliar os requisitos técnicos (graduação, pós-graduação, certificação,etc... se aplicável) exigidos em provas passadas dos candidatos para a empresa público em que você deseja atuar e o conteúdo programático cobrado que cai na prova para buscar bibliografias associadas para estudos.

Fora isso, recomendaria também a você dar uma boa navegada nos sites da AMBIMA e IBEF pois lá tem diversos prospectos de cursos e certificações dentro da setor bancário e de finanças bem requeridas em cargos associados a área econômica na iniciativa privada que em alguns casos são replicados pelo setor público também.

Bons estudos e sucesso em sua carreira!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software