3
respostas

Causas de estresse no trabalho

Causas e possíveis soluções 1) Telefones tocando me desconcentram: buscar atender aos telefonemas no término ou no intervalo de um trabalho 2) Clientes que não entendem do meu trabalho e ficam se intrometendo: Gostaria de uma dica nesse quesito! Esse é um dos pontos mais estressantes no meu trabalho, porém não sei ao certo o que poderia fazer para gastar menos energia e tempo com essa situação 3) Reuniões desnecessárias: Verificar antes de cada convite, se realmente se faz necessária minha presença 4) Conversas paralelas e interrupções desnecessárias: Colocar fones de ouvido já resolve bastante nessa situação

3 respostas

Vamos lá Franciani:

Causas e possíveis soluções:

  • 1) Telefones tocando me desconcentram: buscar atender aos telefonemas no término ou no intervalo de um trabalho.

  • 2) Clientes que não entendem do meu trabalho e ficam se intrometendo: Gostaria de uma dica nesse quesito!

Não é uma dica que vai resolver a questão, mesmo porque você não tem como mudar o outro, mas vamos dar uma olhada nos seguintes pontos.

Para evitar que o comportamento do intrometido prejudique sua produtividade no trabalho e crie um clima tenso adotar algumas estratégias, como por exemplo:

Tenha firmeza

É importante se impor e ser firme com a pessoa intrometida. Imponha limites de maneira educada, mostrando que tipos de comportamento e intrusão são consideradas aceitáveis e o que não é. Utilize palavras suaves e argumentos sólidos para posicionar-se de forma direta.

Não se deixe influenciar

Os intrometidos costumam ter o dom para fazer com que as outras pessoas hajam de acordo com suas vontades e interesses. Eles podem ser bastante sutis em suas abordagens e é preciso cuidado para não se deixar levar. Portanto, tenha atenção com o excesso de conselhos, principalmente se eles causam desconfiança e mal-estar.

Vigie suas ações

Os intrometidos acabam esquecendo de suas próprias vidas e tarefas, e se preocupam demais com os outros. Isso talvez aconteça porque o indivíduo acha que sua rotina pessoal é pouco interessante e prefere buscar motivação no outro. Não dê chance para que esse colega se infiltre na sua vida e esteja sempre vigilante a respeito do que você fala e faz perto dessa pessoa.

Tenha compaixão

Pessoas felizes não agem dessa forma incômoda e preocupada com a vida dos outros. Indivíduos intrometidos e inconvenientes certamente possuem diversas questões que não foram bem resolvidas e sofrem com elas. Tenha compaixão, mas não dê oportunidade para que elas prejudiquem seu trabalho e sua rotina.

  • 3) Reuniões desnecessárias: Verificar antes de cada convite, se realmente se faz necessária minha presença (muito bem!)

  • 4) Conversas paralelas e interrupções desnecessárias: Colocar fones de ouvido já resolve bastante nessa situação. (excelente!)

Espero ter ajudado!

Muito obrigada pelas orientações com relação a pessoas intrometidas! Isso serve pra vida, não apenas ao ambiente do trabalho! Muito obrigada!

Maravilha, Franciani! Fico feliz em ajudar. Abraços!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software