Por favor, gostaria de compreender melhor a diferença entre os diagramas de caso de uso e atividade(Ao meu ver, seriam diagramas parecidos|iguais).
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Por favor, gostaria de compreender melhor a diferença entre os diagramas de caso de uso e atividade(Ao meu ver, seriam diagramas parecidos|iguais).
Caro Lucas,
Este seu questionamento foi bem colocado e tenho certeza que deve ser um ponto em comum de dúvida de diversos estudantes e até mesmo profissionais que atuam com a UML.
Então deixa eu te ajudar a dirimir esta dúvida. Na essência usamos diagramas de casos de uso para descrever a visão externa de um sistema considerando suas interações com o mundo externo, numa visão de alto nível de funcionalidades.
Já o diagrama de atividades é usado para representar uma classe, uma característica de operação ou casos de uso, com a finalidade principal de focarmos em fluxos de atividades que envolvem processamentos e mudanças de estados internas.
Assim, podemos concluir que quando montamos diagrama de casos de uso consideramos o sistema como uma caixa-preta, sem nos importarmos em como estas funcionalidades serão implementadas internamente no sistema.
Por outro lado, quando queremos entender mais os comportamentos internos do sistema um dos diagramas que usamos é o de atividades que representa bem o fluxo requerido de processamento.
Espero ter tirado sua dúvida. Parabéns pela dedicação aos estudos no tema!!
Oi Lucas, tudo bem? Acho na verdade que o diagrama de atividades se parece mais com o de sequência, isso por que você tem um passo a passo que segue uma ordem.
No de caso de uso, você não tem uma ordem necessária, muito menos um inicio e fim.
Faz sentido?
Outra coisa é: o de caso de uso está muito ligado ao que um ator pode ou não fazer.