Por favor, gostaria de compreender melhor a diferença entre os diagramas de caso de uso e atividade(Ao meu ver, seriam diagramas parecidos|iguais).
Por favor, gostaria de compreender melhor a diferença entre os diagramas de caso de uso e atividade(Ao meu ver, seriam diagramas parecidos|iguais).
Caro Lucas,
Este seu questionamento foi bem colocado e tenho certeza que deve ser um ponto em comum de dúvida de diversos estudantes e até mesmo profissionais que atuam com a UML.
Então deixa eu te ajudar a dirimir esta dúvida. Na essência usamos diagramas de casos de uso para descrever a visão externa de um sistema considerando suas interações com o mundo externo, numa visão de alto nível de funcionalidades.
Já o diagrama de atividades é usado para representar uma classe, uma característica de operação ou casos de uso, com a finalidade principal de focarmos em fluxos de atividades que envolvem processamentos e mudanças de estados internas.
Assim, podemos concluir que quando montamos diagrama de casos de uso consideramos o sistema como uma caixa-preta, sem nos importarmos em como estas funcionalidades serão implementadas internamente no sistema.
Por outro lado, quando queremos entender mais os comportamentos internos do sistema um dos diagramas que usamos é o de atividades que representa bem o fluxo requerido de processamento.
Espero ter tirado sua dúvida. Parabéns pela dedicação aos estudos no tema!!
Oi Lucas, tudo bem? Acho na verdade que o diagrama de atividades se parece mais com o de sequência, isso por que você tem um passo a passo que segue uma ordem.
No de caso de uso, você não tem uma ordem necessária, muito menos um inicio e fim.
Faz sentido?
Outra coisa é: o de caso de uso está muito ligado ao que um ator pode ou não fazer.