3
respostas

Caso de entidade associativa?

No texto para elucidar melhor a explicação contém a seguinte frase:

***Na nova relação criada entre pedidos e itens pedido a cardinalidade será representada da seguinte forma: um pedido pode estar relacionado a vários itens, porém um item só pode estar relacionado a um pedido. Já a relação entre Peças e itens pedido, a cardinalidade será representada da seguinte forma: uma peça pode estar relacionada a vários itens, mas um item só pode estar relacionado a uma peça. ***

Entendi assim que o item_pedido é algo exclusivo que funciona como uma espécie de índice chave (pedido_peça), se eu criasse uma chave com este formato, ela seria a representação do meu item_pedido.

Logo a cardinalidade Pedido seria (1,1) e item_pedido (1,N), posso ter apenas um pedido com aquele item (1:1), mas mais de um item no pedido (1:N)

E a cardinalidade Peça seria (1,1) e item_pedido (1,N), posso ter apenas uma peça naquele item (1:1), mas mais de um item com a mesma peça (N:1)

O trecho abaixo fala o inverso do que entendi:

***Assim, teremos a relação entre pedidos e itens pedido como N:1 e a relação itens pedido e peças como 1:N, na qual a entidade associativa faz a intermediação entre as entidades pedidos e peças. ***

Como teria N pedidos para 1 item se o item é exclusivo do pedido? O mesmo para 1 item pedido com N peças, uma vez que cada item pode ter apenas uma peça associada pela explicação?

3 respostas

Rayanne,

Pense em uma nota fiscal, tem os itens que só devem aparecer uma vez que são os dados da nota fiscal...

... mas a nota fiscal possui pelo menos 1 ou muitos (N) itens que pertencem a ela.

Veja esta nota fiscal:

Exemplo de Nota Fiscal

Então um item da nota fiscal deve pertencer somente a essa nota, pois é algo que a nota fiscal tem.

Agora o PRODUTO pode aparecer em OUTRA nota fiscal, se isso NÃO acontecer a emnpresa vai ficar com muitos produtos encalhados... KKKKK!

Mas o item da nota fiscal NÃO é somente o produto, mas a quantidade adquirida, o preço que foi vendido naquela da e que pode mudar para outra nota fiscal, pois com um maluco com ministro da fazenda que estudou 3 meses de economia na vida e é um débil mental... com certeza a inflação pode rolar solta... KKKKK!

Veja este exemplo:

Conceitos Basicos de Modelam de Dados

Veja também:

Conceitos Básicos de modelagem de dados

JOSÉ CARLOS MACORATTI

https://www.macoratti.net/cbmd1.htm

Espero ter ajudado.

[]'s,

Fabio I.

Agradeço pela explicação, mas no meu ponto de vista sua explicação está falando exatamente o que eu entendi e indo contra a frase que destaquei, O trecho da aula diz:

***Assim, teremos a relação entre pedidos e itens pedido como N:1 e a relação itens pedido e peças como 1:N, na qual a entidade associativa faz a intermediação entre as entidades pedidos e peças. ***

A sua frase: "Então um item da nota fiscal deve pertencer somente a essa nota, pois é algo que a nota fiscal tem."

Entendo que quando é dito que a relação pedido/item é N:1 tenho mais de um pedido para um mesmo item, e deveria ser o inverso, tenho mais de um item para um mesmo pedido, mas nunca um mesmo item para vários pedidos.

Em relação ao produto, posso ter vários itens com um mesmo produto, afinal o produto pode estar em vários pedidos/notas, porém o item é exclusividade do pedido, portanto tenho relação produto/item 1:N.

Rayane,

Está tudo certo.

*Entendo que quando é dito que a relação pedido/item é N:1 tenho mais de um pedido para um mesmo item, e deveria ser o inverso, tenho mais de um item para um mesmo pedido (CERTO!), mas nunca um mesmo item para vários pedidos. (PERFECT!)*

Em relação ao produto, posso ter vários itens com um mesmo produto (OKAY! NÃO NA MESMA NOTA, SOMENTE EM OUTRAS NOTAS - existe um campo chamado de QUANTIDADE), afinal o produto pode estar em vários pedidos/notas, porém o item é exclusividade do pedido, portanto tenho relação produto/item 1:N. (CERTO!)

NÃO podemos confundir ITEM com PRODUTO e muito menos confundir ITEM DE UMA NOTA com ITENS DE VÁRIAS NOTAS.

Cada nota fiscal tem seu "conjunto" exclusivo de itens, em outras palavras, um ID de "item de nota fiscal" NÃO PODE estar relacionado a outro ID de outra nota fiscal.

Tentando explicar de outra forma:

Um item de nota fiscal pertence a uma e somente uma nota fiscal, esse mesmo item (mesmo que tenha as informações idênticas) NÃO pode pertencer a outra nota fiscal.

No DER abaixo, veja que a "venda" possui 1 ou N (1, n) "itens vendidos" e o "item vendido" está em 1 e somente 1 (1, 1) na venda. Isso quer dizer que para existir um "item vendido" É OBRIGATÓRIO que este "item vendido" esteja associado a UMA e SOMENTE UMA venda. Os nomes das tabelas podem até mudar, mas o conceito é sempre igual.

Modelo Entidade-Relacionamento de Vendas

=========================================

Modelo Entidade-Relacionamento de Vendas

https://www.guj.com.br/t/modelo-entidade-relacionamento-de-vendas/346446

=========================================

Você gosta de Excel?

=========================================

Modelo de Nota Fiscal no Excel

NINJA DO EXCEL - PLANILHAS GRÁTIS

https://ninjadoexcel.com.br/planilha-de-nota-fiscal-no-excel/

=========================================

CURIOSIDADE:

=========================================

Nota Fiscal: conheça 10 tipos e suas diferenças!

29 de julho de 2021 - Christopher Veras

Tempo de leitura: 8 minutos.

https://solutiresponde.com.br/tipos-de-nota-fiscal-conheca-10-e-suas-diferencas/

=========================================

[]'s,

Fabio I.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software