1
resposta

Case - Validação das Ideias

Oii pessoal, tudo bem? Gostaria apenas de contar um pouco mais da experiência que tenho com as "validações" na minha empresa, pra ajudar alguns estudantes que passarem por aqui pelo fórum a entender como é na prática.

  • Geralmente, quando vamos fazer uma validação, que pode ser uma entrevista com usuário, um teste de usabilidade ou até mesmo um questionário, nós buscamos no nosso banco de dados usuários específicos que correspondem ao público-alvo do produto ou da funcionalidade que pretendemos lançar. Por exemplo: "ah, precisamos validar x item com pessoas que ainda não conhecem nossa marca, para saber se a proposta de valor está atrativa...". Daí a gente entra no banco de dados e roda uma consulta pra puxar os usuários que entraram recentemente na plataforma e ainda não fizeram compras, por exemplo.

  • A questão da "bonificação" pras pessoas que auxiliam, eu sinto que está mais associada à própria satisfação que seus usuários tem com a marca. Na empresa onde trabalho percebemos frequentemente que há um grande desengajamento dos usuários com nossas pesquisas e testes, pois eles são insatisfeitos com o serviço. Geralmente, os que aceitam rapidamente participar são aqueles muito satisfeitos e que também não fazem tanta questão de ganhar uma espécie de "prêmio", por exemplo. Eles fazem com a intenção de ajudar a marca e por um sentimento de "gratidão" pelos resultados que conseguiram com a gente.

Se você possui muitos usuários satisfeitos com seu produto e com uma boa experiência, há um tendência dos mesmos se engajarem naturalmente para te ajudar com pesquisas, mesmo que sem bonificações. Porém, quando há casos em que a pessoa ainda não tem boa experiência no seu site, não esta satisfeita ou ainda está criando suas impressões, sem dúvidas é preciso partir para uma bonificação para mantê-los engajados com as pesquisas.

1 resposta

Olá Maria! Muito interessante sua experiência. Muito obrigado por compartilhar, temos certeza que muitos alunos gostarão de ler.

Um abraço!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software