Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Cartão SD como "memória primária" do Arduino

Olá amigos(as), boa noite!

Gostaria de saber se é possível armazenar código fonte do arduino em cartão SD, acessando-o para execução das rotinas.

Estou fazendo uma aplicação no arduino nano, e devido a quantidade de sensores e componentes, a memória está esgotada, causando problemas de instabilidade no funcionamento.

Alguém pode me dar uma luz?

Muito obrigado desde já! :)

3 respostas

Oi Guilherme, tudo bom?

Até onde eu vi o cartão SD do Arduíno serve para você guardar arquivos. O que você pode fazer é salvar os dados que foram coletados pelos sensores e já foram utilizados pela aplicação em um arquivo de histórico.

Depois de você salvar esses arquivos pode liberar a memória RAM do seu Arduíno .

Olá Guilherme,

para a execução de rotinas você precisa do código já compilado para o microprocessador específico do arduino nano. Esse código compilado deverá ser carregado para a memória principal para que o microprocessador possa executar as instruções.

Dito isso, não vejo como o cartão SD pode te ajudar caso você necessite de mais memória para a sua aplicação. Um jeito possível seria utilizar o cartão SD como memória swap, mas isso vai deixar o sistema mais lerdo e nem sei se existem bibliotecas pro arduino funcionar desse jeito.

Já se você quiser utilizar o cartão SD para guardar dados aí é bem mais simples, você pode seguir esse post que ensina como fazer.

Bom, por fim, se você estiver com problemas de memória, recomendo que você compre uma outra placa com mais memória mesmo ou dê uma checada no seu código pra tentar escovar uns bits... :(

solução!

Ricardo e Alessandro, boa noite!

Obrigado pela resposta e desculpem a demora em retornar.

Aparentemente o meu problema era a utilização de muita coisa desnecessária no código (coisa de quem está entrando nesse mundo agora, haha).

Dei uma otimizada no código e o problema foi resolvido (diminui uns 25% de utilização de RAM).

@Alessandro, eu usei exatamente esse link para aprender a manipular o módulo de micro SD na época, hahaha.

Grande abraço!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software