Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Carrinho e Pedidos...

Olá, não fiz este curso, caso minha dúvida seja respondida no curso faço ele ainda hoje...

Meu app recebe pedidos, em um primeiro momento eu iria fazer uma tabela para o carrinho e outra para as ordens efetivadas, mas fiquei me questionando se não seria mais interessante deixar tudo em apenas uma tabela com um flag para saber quando esta no carrinho ou é uma ordem efetivada, qual seria o padrão de mercado neste caso? Se possível, qual a motivação...

Obs. Eu não preciso controlar estoque, ou o pedido é 100% atendido ou não é atendido... Se eu tivesse estoque faria mais sentido ter uma tabela para o carrinho de compras... embora mesmo assim poderia ser desnecessário.

Desde á obrigado.

5 respostas

Oi Mauricio, tudo bem? No caso de controle do pedido ser efetivado ou não, pode sim ficar na tabela carrinho sem problemas. O problema é: como você relaciona os itens do pedido ao pedido? Você tem 3 tabelas? Uma para os produtos, outra para os pedidos e outra que diz quais são os produtos do pedido? Se for este o caso, eu diria que está tudo bem.

No momento esta assim

pedido produto pedido-produto

No caso na tabela pedido tenho um flag que informa se é carrinho ou ordem, ou seja, o default deixa marcado como carrinho e após ser paga mudo para ordem, isso eu sei que resolve, mas fico pensando se não seria má prática, etc... Pensarei melhor nisso daqui a pouco, tenho que terminar no máximo amanhã isso.

No meu caso eu faço algo seguindo a sugestão do Wanderson, eu tenho uma tabela de carrinho, uma tabela de pedidos, e uma tabela de detalhes do pedido. A tabela de carrinho é temporária, ou seja, o conteúdo é excluido depois de fazer o pedido.

Guardar o carrinho serviria para tabular os casos onde houve abandono, nos meus projetos não existe esta necessidade, mas, este é um indicador interessante, já que permite saber o percentual de clientes que não finalizou a compra. Caso o carrinho tivesse o CEP, ajudaria a entender os motivos da desistência (ex: custo do frete)

obrigado pela atenção, utilizarei uma tabela temporária também.

vlw

solução!

Opa, desculpa a demora, é isso mesmo, a tabela auxiliar serve para agrupar o que é comum ao pedido todo, os específicos ficam em uma outra tabela.

Mauricio, lembra de marcar o tópico como solucionado quando a resposta de algum colega resolver sua dúvida, tá bem? É só ir na resposta e clicar em "marcar como solução".

Obrigado, bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software