Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Carreiras - Dúvida

Fala galera, iniciei recentemente e não entendi muito bem a categoria carreira.

Por exemplo, eu sou desenvolvedor php e quero me especializar mais ainda nessa linguagem, quando acesso a categoria PHP existem varios cursos de php, inclusive de frameworks, porém quando acesso o php através da carreira, não aparecem todos os cursos de php que a alura disponibiliza.

Nesse caso qual a vantagem de fazer o método carreira, ao invés de assistir cada curso individualmente, sendo que na carreira não tem todos os cursos disponíveis?

5 respostas

Cara, eu tambem desenvolvo em PHP, tem duas carreiras nesta área aqui: - Carreira Iniciante Back-end PHP - Carreira Desenvolvedor PHP Erudito

Infelizmente o conteúdo dessa área está meio disperso e desatualizado, os cursos de Laravel por exemplo, é usado a versão 5.0 sendo que o FW já está na versão 5.6 (mesmo assim vale MUITO apena estudar).

Essa dispersão dos cursos é comum aqui, existem várias áreas que tem cursos e que não estão dentro de uma carreira, mas eu tenho uma dica, vá na sua DASHBOARD, do lado esquerdo superior tem uma lupa em amarelo, pesquise por PHP que verá TUDO o conteúdo relacionado da Alura.

Bons estudos.

Opa, tudo bem Jefferson? Sim, consigo ver todos os cursos, me referi especificamente nas carreiras. Mesmo as duas carreiras de php que tem não possuem todos os cursos disponíveis aqui na alura.

Só queria entender se o certificado é apenas pra quem faz o módulo carreira, ou se é para cada curso individual, por que pelo que percebo vale mais a pena fazer cada curso individualmente, sendo que nas carreiras não tem todos os cursos.

Abraços!

solução!

Oi Lucas, temos os dois certificados no caso, o da carreira que inclui uma lista de cursos e o de cada curso em si separadamente.

Por que não há todos os cursos de PHP em uma carreira? Bom, a carreira é uma seleção base pra um determinado nível de conhecimento.

Veja por exemplo, que os cursos de frameworks, não estão em uma carreira. Por que? Bom, temos os cursos de frameworks como algo além da linguagem. Então, dentro da carreira, seria injusto colocar apenas um framework e também colocar todos.

Veja que neste caso, as carreiras focam um pouco mais na linguagem e nos conceitos que são aplicados com ela.

Poderíamos ter uma carreira que além dos cursos abrangesse também um framework específico? Sim, poderíamos, mas iria ficar um pouco mais confuso o caminho a ser trilhado e indicado para cada aluno.

Qual a ideia que fica aqui então? Bom, você faz as duas carreiras e depois aprende um dos frameworks com base na sua preferência pessoal, ou caso ache mais interessante, você pode aprender todos, um de cada vez em seu próprio tempo.

OBS: Não entenda mal, alguns cursos podem sim não estar dentro de uma carreira específica e isso não quer dizer que não está organizado. É que precisamos pensar qual é o objetivo da carreira em si. As duas carreiras que temos, focam na linguagem e nos conceitos. Os frameworks você vê por fora.

Wanderson, obrigado pelo feedback. Então eu entendi, porém não acho tão vantajoso seguir o método carreira, sendo que nem todos os cursos estão por lá. Prefiro estudar cada um individualmente, mas obrigado pela ajuda.

Abraços!

Opa Lucas, faz sentido sim, a vantagem da carreira ao meu ver particular é o certificado.

Vejamos, em alguns lugares pode ser que o certificado de 8 ou 16 horas não conte. Exemplo? Horas extracurriculares da faculdade. Eu precisava de 200H. Cursos com menos de 40H não contavam. A carreira geralmente chega a esse nível de 40, 60H. Felizmente, não precisei usar os certificados da Alura na época, mas se fosse necessário, só as carreiras ajudariam.

Outro ponto é o currículo. Pode não ser interessante você ter 200 cursos pequenos no seu currículo. A carreira compila isso. 1 Certificado de 80H que comprime dentro dele, 8 ou 10 cursos.

Existem estratégias diversas, cada um prefere uma. Se você vai seguir a carreira ou estudar cada curso individualmente, não influência tanto no resultado. Mesmo estudando os cursos separadamente, você ao concluir todos de uma determinada carreira, terá o certificado da carreira do mesmo jeito.

A carreira tem outro objetivo mais importante ainda: Ser um guia! Isso mesmo, alguns alunos antes dela se sentiam perdidos sobre qual sequência de cursos seguir dado que os cursos estavam todos separados. O agrupamento da carreira permitiu removermos esse obstáculo do aluno. A carreira serve de guia, mas você não é obrigado a seguir ela.

As formações também tem uma ideia parecida, só que um pouco mais abrangente.