Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

Carreira vs Cursos soltos

Olá, senhores

Quero me tornar desenvolvedor front end. Estou em dúvida quanto a ordem que devo seguir nos cursos.

Eu estava focando em fazer os cursos soltos e em ordem dentro da área de front-end.

Vi que o curso de jQuery vem antes do de JavaScript.. isso acabou me alertando para a dúvida, pois o jQuery é uma biblioteca do JavaScript, portanto creio que eu deveria estudar o JavaScript antes de jQuery.

Quando fui olhar as carreiras percebi que é exatamente isso que acontece dentro da Carreira Desenvolvedor Front-end.

A minha intenção é estudar todo o conteúdo da área de front-end, entretanto, qual é a maneira mais eficiente e didática de fazer isso?

Abraços.

7 respostas
solução!

Oi Amério, tudo bem? Se eu for ordenar por assunto, diria o seguinte: Faça os cursos de HTML e CSS I e II e depois todos os de javascript (lógica com javascript, js avançaco I, II e II), depois ir pra o curso de design responsivo e depois o de bootstrap.

Depois desses passos, você poderia ir pra Angular, por exemplo.

Porém, as carreias são pensadas de uma forma um pouco diferente, vou arriscar falando que estão levando em consideração aspectos de mercado. É muito mais comum ver no mercado o profissional trabalhando com jquery diretamente do que com js puro (isso andou se invertendo de um tempo pra cá, mas jquery ainda é muito forte).

Se decidir ir por carreira, recomendo: Desenvolvedor Front-End, depois, Engenheiro Front-End, ai Desenvolvedor Javascript e Engenheiro Javascript. Depois dessas 4 carreiras, você pode escolher qualquer outra para explorar outras tecnologias.

Espero ter ajudado, bons estudos!

Wanderson, muito obrigado pela responsta.

Me ajudou sim, acaba que o decorrer de ambos os modos eles se encontram rápido. Meu receio maior era ter problema de aprendizado no passo a passo.

Vou mixar os dois modos. Fazer os de HTML e CSS e os de JavaScript primeiro, como vc indicou, terminando vou fazendo os que faltam pra fechar cada uma das carreiras.

De acordo com a experiência que vc tem de mercado, acha que com esses conhecimentos é possível aplicar pra uma vaga de front-end junior, pelo menos?

Oi Americo, Também estou começando, mais indico começar pelo HTML e CSS pois são essenciais para qualquer base e depois passar para o JavaScript :)

Olá, Talita. Obrigado pelo feedback. Farei exatamente nessa ordem :)

Desculpe a demora Américo, mas sim, com as duas carreias de desenvolvedor e engenheiro front-end, você já pode conseguir uma vaga sim.

O que pode dificultar é a questão da experiencia, neste caso, além dos cursos, tente fazer outros projetinhos pra ganhar mais experiencias.

Você pode, por exemplo, procurar esses sites de templates psd gratis, baixar alguns e escrever o html, css e js necessário para vários templates e usar isso como portifolio.

recomendo que após terminar essas duas primeiras carreiras, você já procure ver algumas dessas vagas, algumas delas vão pedir coisas que você não conhece e já pode servir de indicativo de quais conteúdos você pode continuar estudando além dos cursos na Alura.

Uma dica é: pegue várias vagas, veja o que elas tem em comum e ataque esses tópicos primeiro, o restante vai ser específico de empresa pra empresa, mas muitas coisas serão comuns.

Boa sorte! ;)

Perfeito, Wanderson. A dica é muito boa.

Esses templates psd que vc diz são arquivos photoshop com a cara da página só que "não funcional", né? Usaria o html, css, js pra dar vida ao template, exato?

Já andei olhando umas vagas sim. Vi que tem uns pré requisitos, além do html, css e js, que são must have mesmo.

Isso mesmo, continue assim.