Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
10
respostas

CARREIRA QUAL DIREÇÃO

Para desenvolvimento web, qual direção devo seguir, ja tenho logica de programação, algoritimo, html5, e acabei de fazer html e css, meu primeiros passos aqui pelo alura.

10 respostas
solução!

Oi Márcio,

você já sabe para que linguagem quer ir?

Se você já tem lógica de programação, pode começar qualquer trilha de linguagem que quiser.

Se sua intenção é criar sites com conteúdo dinâmico, você pode começar pelos 3 primeiros cursos de PHP (https://www.alura.com.br/cursos-online-programacao#php).

Se a ideia é criar sisteminhas continuando no Javascript (suponho que você tenha visto JS no nosso curso de Lógica, certo?), você pode seguir usando Node.js para codar o backend: https://www.alura.com.br/curso-online-node-js

E, caso você queira partir para o desenvolvimento de sistemas maiores e mais robustos, pode encarar os cursos de Java (começando aqui: https://www.alura.com.br/curso-online-primeiros-passos-com-java) ou pelos de C# e .NET (https://www.alura.com.br/cursos-online-programacao#dotnet).

Bons estudos! :-)

Cecilia, é se o caminho for criar sistemas robustos, baseados em um browser, para rodarem pela internet, extranet, e etc, mas que a codificação seja parruda como o Java ou C#, mas com pouca codificação, talvez o termo seja por objetos (caixinhas), arrasta e solta, com a menor codificação possível , mas que ofereça perfomance, segurança, tudo que se espera de um sistema robusto.

Qual o caminho seguir, quais são as tendências do mercado ?

Oi Ênio,

não sei se entendi. O que você quer é uma ferramenta drag'n drop para fazer as telas?

Esse não é um costume do mercado, já que a maior parte do código gerado por ferramentas é de difícil manutenção. Considerando que a maior parte do tempo dedicado a um sistema é na manutenção, é bastante recomendável que o código seja fácil de ler e entender.

Em sua maioria, as empresas optam por fazer as coisas manualmente e, com a prática, isso fica bastante rápido, embora o código seja grande. Há apps que auxiliam na base do seu projeto, como o http://www.setupmyproject.com mas, a partir da base, o negócio é fazer na mão mesmo.

E, para isso, vale começar a ver os cursos de Java, se você já tiver os pré-requisitos. ;-)

Oi Cecilia,

Em primeiro lugar visitei o seu site e curti muito !!! Parabéns !!!

Na verdade já evolui um pouco neste assunto, conversei com o Paulo Silveira também, estou entre o Java e o RoR, e o banco de dados preciso estudar ainda, sinceramente não sou fá do Java acho que codifica muito, estou bem tendencioso para o Ruby, mas inicialmente gostaria de desenhar todos os processos em alguma ferramenta, sou da geração de fluxograma, MER, WaterFall, mas calma, já utilizo, metodologias Agile, depende mais do cliente, e confesso que adorei usar o Agile.

Voltando ao desenho dos processos, estou procurando uma ferramenta para desenhar os processos de preferência FREE. Em paralelo, estou definindo a plataforma de desenvolvimento e banco de dados e gostaria da sua ajuda para isso, ainda mais que virei seu fã... risos...

Sendo pratico você conhece alguma ferramenta para desenhos de processos, ouvir falar algo sobre BPM, mas não tive tempo ainda de pesquisar...

Abraços e fico no aguardo.

Oi Ênio,

se você está interessado em gerenciamento de processos e agilidade, talvez se interesse em ver os cursos da trilha Agile:

Acho que esses treinamentos vão te dar uma boa noção dos processos mais utilizados dentro de métodos ágeis e podem resolver um pouco das suas dúvidas a esse respeito.

E você está em ótimas mãos, com o Paulo, na indicação de tecnologias para estudar. :-)

[]s

Cecilia,

Não tenho duvidas em relação a gerenciamento de processos, conheço a maioria destas metodologias, o que eu estou buscando e não encontrei na grade treinamento, é um curso para desenho de processos, ou seja uma fase antes do desenvolvimento.

Ah! Você se refere à análise e design das funcionalidades pedidas pelo cliente?

Temos uma breve parte sobre histórias de usuário no curso de Scrum e alguns capítulos no curso de Métodos Ágeis sobre histórias e backlog grooming.

Além disso, estamos planejando um novo curso de Gerenciamento de Backlogs que deve cobrir a forma ágil de abordar análise e design.

De toda forma, não há prescrições sobre isso. O livro do Mike Cohn chamado Agile Estimation and Planning tem algumas técnicas interessantes e o Parzianello é um cara da comunidade ágil que tem excelentes textos publicados sobre o assunto.

Cecilia, Boa noite !!!

Ontem fiz o curso Lean Startup, neste curso aprendi como validar uma ideia, mas ao meu ver existe um vácuo entre a ideia e a geração do product backlog, que dependendo Dao tamanho da ideia pode ser necessário o mapeamento dos processos, acredito que deva existir no mercado alguma ferramenta de mapeamento de processos, que o produto gerado, seja o backlog, que vai servir de insumo para gerarmos os sprints, as US e etc,

Percebe o que estou procurando ?

Mas vou dar uma olhada no Parzianello ...

Sim, entendo. Infelizmente não conheço nada que faça essa ligação de forma eficiente.

Cada empresa acaba fazendo do seu jeito, inventando processos e tudo o mais. Aí tem um monte de coisas home made, mas nenhuma que seja assim muito usada e mais recomendada.

Cecilia,

Obrigada pela atenção e ajuda.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software