Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Carreira - o que escolher depois dos 40...

Oi, pessoal. Um resumo da minha história: tenho 40 anos e trabalhei por 20 como funcionária pública. Sou formada em processamento de dados (1998). Não atuo na área de desenvolvimento pelo menos há 12 anos. Ou seja, estou recomeçando do ZERO. Mudei com minha família pro Canadá e preciso voltar pra área de IT. Os salários são infinitamente maiores.

Queria uma opinião de qual Carreira aqui na Alura escolher. O que vcs acham? Como pegar experiência, como pegar alguns Jobs de free-lancer.

Desculpe se pareço uma folgada perguntando assim, mas gostaria de uma idéia de pessoas que está atuantes na área. Me sinto uma dinossaura... Preciso dar um up na carreira pra poder sustentar a família aqui. Meu esposo está estudando e faculdade pra estrangeiros aqui custa muuuuuuito. Temos um menino pra criar tb. Bem, chororo de lado, agradeço antecipadamente a ajuda.

Obrigada, Angélica

6 respostas
solução!

Oi Angélica, tudo bem ?

Seja bem vinda a Alura.

Acredito que escolher uma carreira para seguir, vá depender muito das vagas oferecidas ai, seria interessante você analisar o padrão das vagas e nisso ver o que mais usam.

Outra coisa importante é você pelo menos ver no que se sente mais feliz para trabalhar, você quer fazer a parte funcional do sistema ou prefere trabalhar com a parte de interface gráfica, isso também pode influenciar bastante na hora de decidir seu plano de estudo.

Estou a disposição !

Alias, não se acanhe em fazer perguntas aqui no fórum, a galera gosta bastante de se ajudar ! Então se tiver dúvidas ou querer uma explicação melhor, aqui é o lugar para pedir isso !

Abraços

Trabalho como freelancer e muitos clientes pedem para fazer o projeto utilizando o Laravel ou algum framework, há vários projetos pequenos também para fazer themes/temas wordpress, porém isso seria no Brasil não sei muito bem o que mais o pessoal usa ai no Canadá.

Eu tenho ZERO prática com web, mas não curto a parte de "interface/design", pelo menos quando eu programava em Delphi, era a parte que menos me agradava. Eu realmente estou bem desatualizada, ainda tenho que entender o que cada profissional faz... Pelos anúncios, há vagas pra todos os gostos. Eles pedem experiência de 5 anos... Vocês acham que é viável começar pela carreira Devops? Tipo se há alguma "senioridade" / dependência entre as carreiras? Por exemplo, antes de ser "A" precisa ter X anos de experiência com "B" (não estou falando de Junior e sênior).

Desculpe se não fui clara.

Obriga pelas respostas!

Bom dia Angélica,

Acredito que não seja muito fácil arrumar vaga para atuar apenas com os conhecimentos da carreira de DevOps, normalmente aquilo são coisas que os próprios desenvolvedores aprendem e tomam conta. (É importante sim, mas não me parece como o start que você precisa).

Se a variedade de vagas é grande, e você já sabe que não curte UI (interface gráfica), já deu uma filtrada. Agora resta saber o que vai te agradar mais.

Se você curtir mobile (confirme se tem bastante vaga disso ai onde reside), seria uma boa então partir para Android e iOS, por exemplo. Recomendo o desenvolvimento nativo, pois se você seguir para o híbrido (como Cordova, PhoneGap, Ionic) você terá que estudar HTML, CSS, mais coisas de front-end.

Caso escolha inciar pelo Android ou iOS, seus primeiros passos serão nos cursos básicos de Java, como os próprios cursos de Android já informaram como pré-requisitos, então se sua escolha for essa, já tem um ponto de partida.

Caso esteja mais interessada em web, ai realmente tem que ver o que te agrada mais. Imagino que no Canadá tenha muita vaga de tudo, PHP, Java, C#, Ruby, Phyton. A stack focada em JavaScript também está em alta. Resta ver o que está bombando no mercado dai e fazer sua escolha. Se quiser ajuda sobre dúvidas entre essas linguagens pergunte.

Abraço e boa sorte.

Moro em Winnipeg - Manitoba. É no interior, há vagas, mas não tantas como em Vancouver ou Toronto. Obrigada por todas as dicas. Vejo muitas vagas para .Net. Obrigada a todos pelo apoio!

Ops...

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software