Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Carreira front-end - formações futuras

Olá, pessoal!

Recentemente, concluí a formação “Desenvolva Aplicações Web com JavaScript” e estou em transição de carreira. Sou formado em Engenharia Ambiental e Técnico em Segurança do Trabalho, e estou convencido de que a área de tecnologia, especialmente o front-end, é a que mais cresce e oferece diversas oportunidades.

Iniciei minha jornada na Alura e minha paixão pela área só aumentou. Agora, gostaria de discutir e obter orientação de alguém que já esteja no mercado sobre quais próximos passos devo dar dentro da plataforma para adquirir o conhecimento necessário e competir por oportunidades no mercado de trabalho.

Atualmente, já concluí as seguintes formações:

  • Iniciante em Programação
  • HTML e CSS para Projetos
  • CSS: Aprofunde em Estilos
  • Aplicações Web com JavaScript

Estou determinado a entrar na área de tecnologia, pois meu emprego atual não está trazendo novos desafios nem alegria. Estou particularmente interessado em frameworks voltados para o front-end, como Angular, Vue, React, Ember ou Svelte. No entanto, vejo muitas vagas exigindo React e, em algumas, até dois tipos de frameworks.

Além disso, como me encaixo na categoria de PcD, notei que há uma oferta limitada de vagas para essa categoria. Portanto, quero aproveitar ao máximo os conteúdos da plataforma da Alura para me preparar adequadamente para o mercado. No entanto, estou em dúvida sobre qual framework começar a estudar.

Gostaria de receber a opinião de alguém com experiência na área sobre qual caminho seguir. Agradeço desde já pela atenção e orientação.

Muito obrigado!

2 respostas
solução!

Oii, Pedro. Espero que esteja bem.

Primeiramente, parabéns pela sua determinação e pelas formações que já concluiu! É ótimo ver sua paixão pela área de tecnologia e sua vontade de aprender mais e mais.

Depois de ter uma boa base com HTML, CSS e JavaScript, o próximo passo natural seria se aprofundar em frameworks Front-end, já que você mencionou interesse neles.

  1. React: É um dos frameworks mais populares e amplamente utilizado no mercado. Muitas empresas procuram desenvolvedores com conhecimento em React, então começar por ele pode ser uma boa escolha. A Alura possui uma formação completa em React, que vai desde o básico até tópicos mais avançados.

  2. Vue.js: É conhecido por ser fácil de aprender e muito poderoso. Se você prefere algo mais simples para começar, Vue pode ser uma ótima opção. A Alura também oferece cursos específicos de Vue.js.

  3. Angular: É um framework robusto e completo, utilizado em muitas grandes empresas. Se você gosta de uma abordagem mais estruturada e completa, Angular pode ser o caminho. A Alura tem uma formação específica para Angular que pode te ajudar.

Dado que você mencionou que muitas vagas pedem React, talvez seja interessante começar por ele. Uma vez que você se sinta confortável com React, você pode explorar outros frameworks para aumentar ainda mais suas habilidades e versatilidade no mercado.

Mas também indico você dar uma lida nesse artigo, onde tem vários planos de estudos.

Além dos frameworks, não se esqueça de continuar praticando e criando projetos. Isso não só reforça o que você aprendeu, mas também enriquece seu portfólio, tornando-o mais atraente para potenciais empregadores.

Um abraço e bons estudos.

Lorena Garcia,

Agradeço demais a sua resposta e a preocupação com os detalhes para melhor me orientar. Realmente me deu um rumo ainda melhor agora, pelo o que havia traçado, tinha pulado alguns passos que poderia impactar em muito a minha trajetória de aprendizado, mas com os planos que foram citados no artigo me deram uma outra visão.

Mais uma vez agradeço as orientações e o retorno com a sua resposta, de fato ajudou bastante.