1
resposta

Carreira Front-End Designer Ux

Bom dia comunidade, recentemente comecei meus estudos no Alura e vasculhei bem as carreiras antes de iniciar, porem vi que elas não seguem uma linha logica de conhecimento, quer dizer, não existe uma grade curricular a ser seguida, gostaria da opinião do pessoal sobre por onde começar e onde terminar, meu foco, Designer UX, mas gostaria muito de entender todos os aspectos de Front-End, programação e infraestrutura, trabalhei com TI durante 4 anos aonde vi que não era o que queria, já tenho conhecimento basico em HTML e pouco de CSS, consigo desenvolver projetos pequenos sem muito conteúdo, minha pergunta pra que eu possa entender plenamente todos os processos de desenvolvimento Web, por onde começar, onde continuar e onde terminar pessoal?

1 resposta

Olá Henrique. Eu trabalho com desenvolvimento de sistemas, sou atualmente Front-end de uma empresa, mas trabalho na parte de back-end e infra também, irei dar minha trajetória como exemplo, pois essa carreira, cada um formula de seu modo.

Comecei logicamente aprendendo HTML e CSS, para qualquer pessoa em desenvolvimento web isto é essencial, mas para um front-end, é o maior foco, então indico você a dar uma olhada nos cursos de HTML e CSS, e após isso, para o front end, você precisa também conhecer Javascript.

Então após ter conhecimento de HTML e CSS, indico que comece a fazer Lógica de programação, aprender sobre como proceder um pensamento de um sistema e programa-lo. Aqui na alura o curso de lógica de programação usa o javascript, então é ainda melhor para front-end.

Após finalizar lógica de programação, aconselho ainda sim dar uma aprofundada nos cursos próprios de javascript aqui da alura.

Após isso, dar uma olhada em cursos sobre jQuery, uma lib em javascript que facilita MUITO a vida de um front-end.

Sendo assim, tendo conhecimento amplo em HTML, CSS, Javascript e jQuery, você ja pode se considerar um bom front end. Ai você tem q se decidir, quer se aprofundar e virar um senior de front-end, ou vai querer começar a aprender o outro lado da moeda? Ir para infra e para linguagens mais back-end?

Caso queira aprofundar no front-end, ai você vai entrar em alguns frameworks mais específicos, como SASS e LESS que vão te ajudar na produtividade de CSS.

Angular.js para fazer ótimas SPA single page application (aplicação de página única) usando javascript.

Node.js, que traz o javascript para o server side e deixa uma melhor dinamicidade de suas páginas apenas com javascript também. (aliás usando node.js, angular, mongoDB, etc.. você pode fazer um sistema totalmente dinamico e tudo javascrit, client-side, etc. você "traz o back-end para o front-end")

Grunt/Gulp, que são automatizadores de tasks.

E assim, putz você ja está um passo a frente no mercado de trabalho!

Ai se você quer ir já para a parte de back-end também, indico estudar primeiro sobre consultas em banco de dados, MySQL, sqlserver, etc...

Ver também sobre UML, documentação etc... para já aprender como se organizar antes de começar a por a mão na massa, isso ajuda demais.

E depois começar a ver uma linguagem em si, java, c, c#, php, python, ruby, etc... ver qual você se adequa mais e, e goste mais também.

Então começar a ver os respectivos frameworks para a linguagem, Spring, mvc Asp.net, django, rails, etc....

Bom, claro q não é um caminho tão simples como o que eu falei hahaha é mais facil falar do que fazer haha, e também não é apenas isso, você pode fazer muitas outras coisas diferentes e etc...

E com certeza não é só isso! sempre tem que se atualizar, surgem coisas novas e etc... além de outras coisas q não citei ou até mesmo eu não conheça haha.

Espero ter te ajudado, e não ter confundido ainda mais sua mente hahaha.

Boa sorte em sua jornada aqui na alura :)