1
resposta

Carreira em front-end

Ola venho aqui plantar essa sementinha no forum enquanto avanço nos cursos da alura pois não tenho muito conhecimento especifico do mercado de tecnologia e carreiras dentro da mesma.

Procurei alguns artigos aqui na alura e vi que alguns eram de mais de 2 anos atras, entao vim trazer meu caso especifico.

Comecei a formação UX e acabei nao me identificando tanto quanto gostaria pela questao de lidar com time e usuarios, porem também nao esta tao claro pra mim as aplicações disso no mercado, se eu trabalharia apenas nisso ou seria apenas um processo de um pipe line longo que tambem seria administrado por mim, com essas duvidas na cabeca comecei a estudar html e css e percebi que o front end realmente seria pra mim, porem sigo sem noções de mercado, como conseguir um emprego sem experiencia na área, quais habilidades devo desenvolver primeiro para um caminho que possa me garantir uma inserção mais rapida no mercado e tambem seria interessante dicas para estudar casos e montar um curriculo ou portfolio direcionado para webdesign/ user interface e front end no geral.

1 resposta

Oi, Íris! Tudo bem?

Desculpa a demora por um retorno.

Que máximo saber que você se identifica com a área Front-end! UX Design e Front-end estão bem interligados durante o dia a dia de uma pessoa Dev Front-end. Para que se crie uma página web através de códigos, precisamos entender como é a estrutura do site e/ou aplicativo, que o profissional de UX Design fez.

Com relação ao emprego sem experiência prévia, é importante investir na construção de portfólios para expor o seu trabalho através dos seus projetos e se destacar no mercado, busque fazer tudo o que os cursos propuserem, visto que eles serão a vitrine do seu conhecimento para qualquer possível recrutador. Outro detalhe importante, é compartilhar esses projetos em suas redes sociais, principalmente as com ênfase em experiências profissionais e no mercado de trabalho, como o LinkedIn e o GitHub, por exemplo, e mantê-los sempre atualizados com o máximo de informações possíveis. No LinkedIn, Instagram, Facebook e Twitter você encontra comunidades de UX e Front-end, no qual poderá realizar networking.

Para poder te orientar melhor da formação de Front-end, veja o link abaixo que é um Tech Guide onde há um mapeamento de tecnologias com alta demanda no mercado para te auxiliar na carreira de Front e outras áreas que você possa se interessar:

E para que você entenda melhor como o UX se relaciona com as linguagens de HTML e CSS, disponibilizo uma formação atualizada da Alura que traz um conteúdo muito legal sobre portfólio, Flexbox, Grid e como acontece a relação dessas áreas entre si, link abaixo:

Espero ter ajudado! Um forte abraço e bons estudos!

Caso este post tenha te ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software