Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Carreira desenvolvedor front-end

Pessoal bom dia!! Estou realizando os cursos de HTML/CSS para dar inicio a carreira de desenvolvedor front-end. Os cursos são muito interessantes e bem didáticos, mas como não trabalho na área fico perdido em relação aos treinos para dominar as tecnologias. Alguém pode me dar uma luz?

4 respostas

Oi Raul, Tudo bem? Pode contar com a gente sempre! Agora, pode me explicar melhor onde exatamente você está se perdendo? Qual é a dúvida exatamente?

Você quer dicas de como praticar o que você está aprendendo aqui na plataforma ou está tendo algum problema na plataforma e quer saber como usar alguma coisa?

Raul,

você começou corretamente nos cursos de HTML e CSS. Complete a carreira de desenvolver front-end, com jquery e javascript

https://cursos.alura.com.br/career/desenvolvedor-front-end

Se você constinuar gostando, pode tentar aprender um dos frameworks js de SPA: angular ou react

https://cursos.alura.com.br/career/programador-angular https://cursos.alura.com.br/career/programador-react

e no final, para complementar todos os seus conhecimentos:

https://cursos.alura.com.br/career/programador-fullstack-mean

Pessoal boa tarde,

Obrigado pelas orientações!

Em relação a plataforma e as aulas eu não tenho dúvida nenhuma! Estou perdido em relação a prática: 1) Como posso treinar o desenvolvimento de sites e futuramente sistemas com HTML/CSS e outras tecnologias? (digo em relação a fora o que a plataforma sugere de exercicios) 2) Montar a estrutura de um html é bem tranquilo. Agora no CSS eu sempre me perco em relação ao posicionamento dos elementos na tela. Na prática como posso treinar para aperfeiçoar isso? 3) Muitos freelances que vejo pedem bons conhecimentos de SEO no desenvolvimento do site, bem como portfolio de quem desenvolve. Como nunca desenvolvi sites na vida, como consigo adquirir conhecimentos de SEO e como vocês conseguiram montar portfolio?

solução!

Boa Raul, então, vamos lá.. Vamos montar um pequeno roteiro.

Primeiro faça os cursos de HTML e CSS, o básico, o I e o II. Depois faça o curso de Javascript Básico. Com isso você já terá o essencial. Para praticar mais ativamente, experimente por exemplo, criar seu próprio site. Busque fontes para se inspirar, veja o site de outros freelancers.

Você disse ter dúvida em relação a posicionamento de elementos, o curso de HTML e CSS II tem aulas sobre isso bem explicativas, em apoio a elas, você pode fazer também o curso de Flexbox que temos aqui também. Depois de aprender isso, você aplica novamente no seu site.

Depois, recomendo que você faça o curso de Design responsivo, quando terminar, aplique no seu site as técnicas que aprendeu e deixe seu site responsivo.

O próximo passo que recomendo é você ir para os cursos de JavaScript avançado I, II e III. Nestes cursos você vai obter uma base mais forte de javascript. Talvez você não chegue a aplicar isso no seu site, mas mesmo assim é importante conhecer e dominar bem.

Com isso você já terá estudado bastante e terá um site bacana para ser a base do seu portfólio, sim, seu próprio site pode ser seu portfólio. Próximos passos? Praticar ainda mais.

Procure layouts gratuitos na internet e tente escrever o HTML, CSS e JS de cada um deles. Uns 2 ou 3 devem ser suficientes para praticar muito. Depois disso?

Como você mesmo comentou, SEO é interessante de se conhecer e aplicar nos seus sites, aqui temos 2 cursos de SEO se não me engano. Faça os dois e a medida que for aprendendo, vá aplicando ao seu site.

Acho que depois disso Raul, você já deverá saber mais ou menos para onde seguir. Porém, vou deixar aqui duas possibilidades tranquilas:

1 - Avançar no caminho do javascript e aprender Node e ferramentas desse meio.

2 - Ir para o desenvolvimento de Temas WordPress, onde você precisará aprender PHP, mas isso não será barreira, já que você já vai ter uma base muito boa de JavaScript e essas linguagens serem um pouco parecidas.

No meio do caminho antes desses dois passos, com certeza você passará pelo node mas não para utilizá-lo em si, mas sim ferramentas do ambiente como: gulp, grunt, npm e muito mais.

Depois disso, a pilha de conhecimentos cresce naturalmente, você verá sass, less e muito mais. Mas não se avexe, você chega lá.

Lembre-se de sempre aplicando no seu próprio site o que você vai aprendendo. E também nos outros sites que você baixou os layouts. Sim, antes de qualquer coisa, se acostume também a pesquisar na documentação das linguagens, sobre HTML, CSS e JS você sempre pode conferir no MDN

Conte sempre com a gente aqui no fórum também caso tenha problemas. Bons estudos!

Abraço!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software