Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Carreira de Gerente de Projeto

Boa tarde,

Meu nome é Sebastião é só para contextualizar minha pergunta, eu sou Bacharelando em Sistemas de Informação no 7º semestre; e por motivos adversos infelizmente ainda não conseguir adquirir nenhuma experiencia no mercado de TI, mas tenho certa experiencia/conhecimento com Programação (inclusive tem aplicativo móvel publicado na Play Store).

E recentemente me interessei bastante pela área de Gerencia de Projetos, e estudando um pouco acabei descobrindo a PMI e o SCRUM, o que acabou me gerando as duvidas abaixo.

1) Dar para conquistar vagas de Gerente de Projetos Jr. apenas com certificação CAPM (mesmo sem experiencia e no 7º semestre)?

2) Qual área é mais fácil de conseguir emprego GP ou Agile?

3) Qual melhor certificação para começar?

4) O Product Owner também se baseia no Scrum Guide para as certificações?

2 respostas
solução!

Oi,

Vamos lá?

1) Difícil. Que tal começar como Assistente de Projetos ou Analista de Projetos? Acredito que seja um caminho mais fácil e mais adequado ao que você tem de experiência agora. Neste sentido, corra atrás da certificação CAPM. Ela vai te dar diferencial, mesmo ainda na faculdade. Já tive nas minhas equipes profissionais ainda em graduação já contratados como Assistente de Projetos e com um salário legal.

2) GP ou Agile = gestão. Querendo ou não, tudo faz parte do mesmo campo. Você pode se posicionar mais em uma ponta ou na outra, clássico ou agile. Então o ideal é estudar as novas tendências e as consolidadas. Neste sentido, invista na nossa carreira em Scrum e busque a certificação PSM.

3) Para começar, faça a SFC da SCRUMstudy que é gratuita. Mas ela não deve ser o foco do seu currículo. Faça para treinar. Foque na PSM, que não é tão complexa, apesar de exigir uma certa stamina. É em inglês e custa 150 dólares, mas você pode consultar o Scrum Guide. Contudo, a decisão vai depender do seu foco: mercado ágil ou clássico.

No seu lugar, eu começaria pelo Scrum e depois evoluiria para a CAPM.

4) Sim, além de outras práticas em gestão ágil de projetos.

Abraços,

FA

Obrigado professor, me ajudou bastante.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software