Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Carreira de Font end \ ou Freelance

Olá, boa tarde! Estou fazendo o curso de formação de front end e gostaria das dicas:

  1. Para fazer um site vou utilizar qual linguagens? Seria (HTML, CSS e Java);
  2. Qual é melhor para trabalhar para desenvolver sites para freelance o WordPress ou JavaScript?
  3. Para que servem os frameworks, o React js, node js?

Obrigado!

2 respostas
solução!

Boa tarde, Vander! Tudo bem?

Vou responder sua dúvida em tópicos:

* Para fazer um site vou utilizar qual linguagens? Seria (HTML, CSS e Java); Para o front-end de um site, você utiliza HTML, CSS e JavaScript. HTML e CSS não são consideradas linguagens de programação, mas JavaScript sim.

Com o HTML e CSS você vai fazer a parte mais visual, já com o JavaScript irá conseguir monitorar os "eventos" da página, que são as interações do usuário com ela, também vai conseguir consumir dados de um back-end para exibir na tela.

Vi que você botou Java, mas Java e JavaScript são linguagens distintas =)

* Qual é melhor para trabalhar para desenvolver sites para freelance o WordPress ou JavaScript?

Acredito que não tem o "melhor", cada um tem suas particularidades.

O WordPress consegue facilitar o desenvolvimento de aplicações, as vezes permite construir um site até sem aplicar código, então é um projeto mais rápido de entregar. Mesmo assim, ele têm uma necessidade constante de atualização manual de plugins e temas.

Já o site feito do "zero" pelo desenvolvedor não há necessidade de constantes atualizações de códigos e linguagens, tem total controle de modificação e integração de novos recursos.

Realmente essa escolha depende do nível de conhecimento e das especificações do projeto que você irá trabalhar.

* Para que servem os frameworks, o React js, node js?

O framework nada mais é do que uma ferramenta que vai te ajudar a ter como único objetivo focar em desenvolver o projeto, não em detalhes de configurações. Sendo assim, o framework trouxe a prática de evitar que tenhamos que fazer tarefas repetitivas, automatizando parte do trabalho.

O React é uma ferramenta popular para começar no universo de frameworks, mas não é um framework. O React é apenas uma base, uma coleção de funções que cria elementos reutilizáveis. Você pode ler mais sobre o React e outros frameworks JS clicando na palavra "React" no inicio desse paragrafo.

Sobre Node.js vou deixar esse vídeo em que o instrutor Mario Souto explica direitinho sobre o que se trata: https://www.youtube.com/watch?v=GKR6uSvEj8w

Bons estudos!

Olá Monica, bom dia! Estou bem, obrigado e você?

Novamente muito obrigado pelo esclarecimento, tem me ajudado muito na minha montagem de plano de estudos e seguir uma linha de aprendizado!

Agradeço muito! Vou seguir com a leitura e video dos links que me mandou!

Muito obrigado!