De acordo com a aula, o termo VUCA designa: V (Volatility) = Para lidar com a volatilidade, é preciso ter resiliência. U (Uncertainty) = Para lidar com as incertezas, é preciso ter flexibilidade. C (Complexity) = Para lidar com complexidade, é preciso ser multidisciplinar. A (Ambiguity) = Para lidar com ambiguidade, é preciso ter preparo e coragem.
Eu concordo com o termo. Contudo, vou compartilhar uma análise com base na minha experiência de trabalho na área de regulação de ensino superior:
V - importante, porque o Ministério da Educação publica novas normas sempre e novos instrumentos de avaliação e novos parâmetros legais precisam ser observados pelas Instituições de Ensino. O trabalho de conformidade exige paciência, claro, não apenas pelo desafio dessas adequações, mas também em razão da resistência interna da IES.
U - o cenário de ensino superior privado é extremamente volátil. Hás as normas que o Ministério publica de tempos em tempos e há muita competividade. Existem alguns grandes grupos que dominam o cenário nacional e um infindável número de outras IES privadas querendo uma fatia.
C - o cenário é complexo, na medida em que o profissional de regulação (que é alguém especializado em leis) precisa lidar com as demandas de diversas áreas acadêmicas de cursos de diferentes formações.
A - a coragem é consequência. Não há como atuar nesse ramo sem ser proativo e ter uma capacidade boa de análise e decisão.