1
resposta

Carregamento Tabela de fatos

Ola, boa noite. Minha duvida é a seguinte: Nas primeiras etapas do curso, aprendemos a calcular uma tabela de fato. por ex: o faturamento é = o custo do produto - venda do produto. Logo, teremos o resultado o faturamento. Porém, não estou entendendo como faço esse calculo, pois o que deu para se ver é que os cálculos já vem prontos e estou apenas extraindo de um banco e colocando em outro. Aonde faço esse calculo? Como faço este calculo? É dentro do banco? Aguardo resposta. Att..

Thomas Demetrio

1 resposta

Olá Thomas Demetrio tudo bem com você??

Vou colocar aqui algumas definições que ajudarão no entendimento da dúvida.

DataWarehouse = O DW é uma base de dados utilizada para armazenar informações relacionadas à organização. Essa base permite a análise de grandes volumes de dados coletados dos mais diversos sistemas de informações da empresa.

Tabela de Fato = A tabela fato vai conectar nas dimensões. Nessa tabela são armazenadas duas coisas: as métricas, que são os fatos propriamente ditos (Regras de Negócio), e as foreign keys(FK), chaves estrangeiras que servem para ligar os dados das dimensões com a fato.

Dimensão = A Dimensão qualifica as informações da tabela Fato. Organizamos como Produto, Região, Tempo e outras que você verá no curso, para fazer análise em um DW.

Com essa base podemos prosseguir.

"faturamento é = o custo do produto - venda do produto. Logo, teremos o resultado o faturamento"

Isso faz parte da montagem do DW, quando o analista de BI entende as métricas da empresa e para quem vai direcionar os relatórios após a extração dos dados. Daí é o momento onde são pensados que cálculos precisará fazer, quais informações coletar e isso vai variar conforme a necessidade da empresa que estiver sendo analisada.

"Porém, não estou entendendo como faço esse calculo, pois o que deu para se ver é que os cálculos já vem prontos e estou apenas extraindo de um banco e colocando em outro. Aonde faço esse calculo? Como faço este calculo? É dentro do banco?"

Como citei acima, os cálculos vão variar conforme a necessidade da empresa analisada e solicitação dos administradores. Você terá as informações através dos sistemas da empresa e acesso ao Banco de Dados.

Os cálculos do curso vieram "prontos" pois o professor criou a solução-problema e demonstra como resolver, e utiliza como suporte as aulas.

De fato a a ação ocorre na extração dos dados da Base da Empresa e então a geração do DW, pois é preciso trabalhar com as informações sem correr o risco de prejudicar o fluxo normal da empresa analisada e nem a perda de dados.

A parte que vejo te trazer mais dúvidas, é relacionado a análise do Caso de Uso, que vem antes de iniciar a mão na massa mesmo, que é a criação do DW e análise via BI.

Olhei a sua conta e verifiquei que você já fez o primeiro curso onde é explicado o conceito de BI. Neste curso é tratado com mais detalhes a forma como acontece a a aplicação de regra de negócio.

Espero ter te ajudado! Bons estudos.