Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

carregamento da página X organização do código

Olá, aproveitando que o tópico foi levantado na aula, eu estava dando uma olhada no blog da Caelum e vi um o post sobre 26 técnicas de otimização de sites. A técnica número #9 recomenda que juntemos os arquivos javascript, pois chamar arquivos JavaScript externos prejudica o carregamento da página, sendo recomendado ter no máximo de 3 a 5 arquivos. Minha pergunta é como conciliar a organização do código sem prejudicar o carregamento da mesma?

Abaixo o link: http://blog.caelum.com.br/por-uma-web-mais-rapida-26-tecnicas-de-otimizacao-de-sites/utm_campaign=fluxoblogcaelum_post_otimizacao_de_sites&utm_medium=email&utm_source=RD+Station#arquivos-js

1 resposta
solução!

Oi Danilo, essa é uma ótima pergunta! Em ambiente de desenvolvimento é essencial que tenhamos um código muito bem organizado, mas entende que isso em produção pode ser bem diferente?

Seu HTML precisa estar bem organizado no dev, mas em produção ele pode estar minimizado. O seu código javascript pode estar minificado, unificado, etc...

Como fazer isso exatamente?

Nos cursos de Gulp, fazemos isso. É o processo que chamamos de build. Neste ponto pegamos tudo que precisa ser colocado no servidor, aplicamos uma série de otimizações automatizadas em uma cópia do projeto e é essa cópia que vai para o servidor.

Como alternativa, temos o Grunt que funciona de forma similar.

Mas ultimamente, a solução mais usada é o WebPack. Temos curso aqui, você pode dar uma olhada.

Eu recomendaria ver o Gulp primeiro. Você vai ver esse cenário que está com dúvidas na prática.