Mesmo com as listas ou seguindo o principio, como fazemos nos casos onde vc tem um cargo de confiança, e sempre é convocado ou recebe ligações ou tem de resolver problemas mesmo fora do expediente?
Mesmo com as listas ou seguindo o principio, como fazemos nos casos onde vc tem um cargo de confiança, e sempre é convocado ou recebe ligações ou tem de resolver problemas mesmo fora do expediente?
Olá, Cristiano! Entendo que você esteja enfrentando um desafio comum a muitos profissionais que ocupam cargos de confiança e precisam estar disponíveis mesmo fora do horário de expediente.
O Princípio de Pareto, que foi mencionado na atividade, sugere que devemos focar nas tarefas que trazem o maior retorno. No seu caso, como alguém em uma posição de confiança, essas tarefas podem incluir a resolução de problemas urgentes que surgem fora do horário de trabalho.
No entanto, é importante lembrar que todos nós precisamos de um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal para manter nossa saúde mental e física. Portanto, aqui estão algumas sugestões:
Estabeleça limites: Embora seja importante estar disponível para emergências, é igualmente importante ter tempo para si mesmo. Comunique-se com sua equipe e superiores sobre suas horas de disponibilidade fora do horário de expediente.
Priorize: Nem todas as chamadas ou problemas que surgem fora do horário de trabalho são urgentes. Use o Princípio de Pareto para determinar quais tarefas precisam de sua atenção imediata e quais podem esperar até o próximo dia útil.
Delegue: Se possível, compartilhe responsabilidades com outros membros da equipe. Isso pode aliviar a pressão sobre você e permitir que você tenha algum tempo para si mesmo.
Autocuidado: Lembre-se de reservar um tempo para relaxar e recarregar. Isso pode incluir atividades como ler, fazer exercícios ou passar tempo com a família e amigos.
Lembre-se, o objetivo é encontrar um equilíbrio que permita que você seja eficaz em seu trabalho, mas também cuide de sua saúde e bem-estar. Espero ter ajudado e bons estudos!