Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
31
respostas

Carga Fato001 / Slowly changing Dimension / Insert Destination (erro)

Olá,

Na aula Carga Fato_001. Proximo dos 11:40 min da aula. O instrutor pedi para testar a montagem das cargas realizada dentro do Visual Estudio. Todos os processos foram realizados conforme foi mostrado na aula.

Etapa Souce Assistant> Carga Fato001 (ok)> Slowly Champing Dimension (ok)> Insert Destination (Erro)> Ole DB Command(ok)> Ole DB Command 1(ok).

Eu vou upar uma foto do arquivo para vocês visualirazem melhor, e no mesmo vou mostrar o passo a passo do processo que foi feito junto com o instrutor.

Segue o link do arquivo: https://imgur.com/a/ZdlPBRF

Fico no aguardo de um breve retorno. Espero que tenha entendido minha dúvida me desculpe caso tenha ficado confuso.

31 respostas

Oii Willians, tudo bom?

Você poderia, por gentileza, compartilhar comigo a mensagem de erro retornada? Entendi que o erro está no componente de inserir destino, mas sem a mensagem de erro, fica um pouco complicado de saber o que aconteceu.

A mensagem de erro está na aba Progress.

Fico aguardando :)

Obrigado pelo retorno. Certo eu tentei locarlizar a Aba Progress conforme me informou porém não foi possível localizar. Pode me detalhhar melhor com uma tela fazendo favor?

Obrigado.

Oii Willians,

A aba fica onde você vê o projeto rodando:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Oi Maria, obrigado pelo retorno. Segue abaixo a imagem conforme solicitado. Alias obrigado pela dica pois não sabia deste botão para consultar possível "erro".

Fico no aguardo de um breve retorno.

Willians, tudo bem?

Ainda com os prints não consigo ver o erro :( essas mensagens que aparecem, são mensagens padrão que antecedem o erro. O erro está nessas mensagens, mas depois das reticências.

Poderia selecionar tudo, copiar e colar aqui no campo?

Fico no aguardo :D

Bom dia, estou encaminhando as mensagens na mesma ordem que encontra-se no "erro" ou que se encontra-se nas imagens anteriores.

(Mensagem de alerta "!" )

[SSIS.Pipeline] Warning: Warning: Could not open global shared memory to communicate with performance DLL; data flow performance counters are not available. To resolve, run this package as an administrator, or on the system's console.

(Mensagem de alerta, com "!" ) [SSIS.Pipeline] Warning: The output column "DATA_FATO" (14) on output "OLE DB Source Output" (13) and component "Carga Fato001" (2) is not subsequently used in the Data Flow task. Removing this unused output column can increase Data Flow task performance.

(Mensagem de erro) [Insert Destination [50]] Error: SSIS Error Code DTS_E_OLEDBERROR. An OLE DB error has occurred. Error code: 0x80040E2F. An OLE DB record is available. Source: "Microsoft SQL Server Native Client 11.0" Hresult: 0x80040E2F Description: "The statement has been terminated.". An OLE DB record is available. Source: "Microsoft SQL Server Native Client 11.0" Hresult: 0x80040E2F Description: "The INSERT statement conflicted with the FOREIGN KEY constraint "FK_Fato_001_Dim_Cliente". The conflict occurred in database "DW_SUCOS_MATRIZ", table "dbo.Dim_Cliente", column 'Cod_Cliente'.".

(Mensagem de erro) [Insert Destination [50]] Error: SSIS Error Code DTS_E_INDUCEDTRANSFORMFAILUREONERROR. The "Insert Destination.Inputs[OLE DB Destination Input]" failed because error code 0xC020907B occurred, and the error row disposition on "Insert Destination.Inputs[OLE DB Destination Input]" specifies failure on error. An error occurred on the specified object of the specified component. There may be error messages posted before this with more information about the failure.

(Mensagem de erro) [SSIS.Pipeline] Error: SSIS Error Code DTS_E_PROCESSINPUTFAILED. The ProcessInput method on component "Insert Destination" (50) failed with error code 0xC0209029 while processing input "OLE DB Destination Input" (63). The identified component returned an error from the ProcessInput method. The error is specific to the component, but the error is fatal and will cause the Data Flow task to stop running. There may be error messages posted before this with more information about the failure.

Task Carga Fato_001 failed

Finished, 9:42:51 AM, Elapsed time: 00:00:01.016

Warning: SSIS Warning Code DTS_W_MAXIMUMERRORCOUNTREACHED. The Execution method succeeded, but the number of errors raised (3) reached the maximum allowed (1); resulting in failure. This occurs when the number of errors reaches the number specified in MaximumErrorCount. Change the MaximumErrorCount or fix the errors.

Finished, 9:42:51 AM, Elapsed time: 00:00:01.188

Fico no aguardo de um breve retorno.

Willians,

O erro é esse aqui:

The INSERT statement conflicted with the FOREIGN KEY constraint "FK_Fato_001_Dim_Cliente". The conflict occurred in database "DW_SUCOS_MATRIZ", table "dbo.Dim_Cliente", column 'Cod_Cliente'.".

Esse erro de FK pode ser várias coisas:

• campo criado com tipo errado
  • erro de digitação
  • nome da tabela diferente
  • chave primária não declarada

Então, vou pedir que crie novamente a dimensão cliente e recarregue os dados. Use esse código para recriar a tabela:

CREATE TABLE [dbo].[Dim_Cliente]
(
    [Cod_Cliente] NVARCHAR(50) NOT NULL PRIMARY KEY, 
    [Desc_Cliente] NVARCHAR(200) NULL, 
    [Cod_Cidade] NVARCHAR(50) NULL, 
    [Desc_Cidade] NVARCHAR(200) NULL,
    [Cod_Estado] NVARCHAR(50) NULL, 
    [Desc_Estado] NVARCHAR(200) NULL,
    [Cod_Regiao] NVARCHAR(50) NULL, 
    [Desc_Regiao] NVARCHAR(200) NULL,
    [Cod_Segmento] NVARCHAR(50) NULL, 
    [Desc_Segmento] NVARCHAR(200) NULL
)

Me avise qualquer coisa, tá bom? :)

Fiz a correção porém o erro permanece ao executar .

Eu, acabei detalhando a dimensão cliente e observei a seguinte mensagem...

SSIS package "C:\Projetos_ELT_aulas\Projetos\DataWarehouseSucos_Matriz\CargaDatawarehouse_Matriz\CargaFatos.dtsx" starting. Information: 0x4004300A at Carga Fato_001, SSIS.Pipeline: Validation phase is beginning. Information: 0x4004300A at Carga Fato_001, SSIS.Pipeline: Validation phase is beginning. Warning: 0x80049304 at Carga Fato_001, SSIS.Pipeline: Warning: Could not open global shared memory to communicate with performance DLL; data flow performance counters are not available. To resolve, run this package as an administrator, or on the system's console. Warning: 0x80047076 at Carga Fato_001, SSIS.Pipeline: The output column "DATA_FATO" (14) on output "OLE DB Source Output" (13) and component "Carga Fato001" (2) is not subsequently used in the Data Flow task. Removing this unused output column can increase Data Flow task performance. Information: 0x40043006 at Carga Fato_001, SSIS.Pipeline: Prepare for Execute phase is beginning. Information: 0x40043007 at Carga Fato_001, SSIS.Pipeline: Pre-Execute phase is beginning. Information: 0x4004300C at Carga Fato_001, SSIS.Pipeline: Execute phase is beginning. Error: 0xC0202009 at Carga Fato_001, Insert Destination [50]: SSIS Error Code DTS_E_OLEDBERROR. An OLE DB error has occurred. Error code: 0x80040E2F. An OLE DB record is available. Source: "Microsoft SQL Server Native Client 11.0" Hresult: 0x80040E2F Description: "The statement has been terminated.". An OLE DB record is available. Source: "Microsoft SQL Server Native Client 11.0" Hresult: 0x80040E2F Description: "The INSERT statement conflicted with the FOREIGN KEY constraint "FK_Fato_001_Dim_Cliente". The conflict occurred in database "DW_SUCOS_MATRIZ", table "dbo.Dim_Cliente", column 'Cod_Cliente'.". Error: 0xC0209029 at Carga Fato_001, Insert Destination [50]: SSIS Error Code DTS_E_INDUCEDTRANSFORMFAILUREONERROR. The "Insert Destination.Inputs[OLE DB Destination Input]" failed because error code 0xC020907B occurred, and the error row disposition on "Insert Destination.Inputs[OLE DB Destination Input]" specifies failure on error. An error occurred on the specified object of the specified component. There may be error messages posted before this with more information about the failure. Error: 0xC0047022 at Carga Fato_001, SSIS.Pipeline: SSIS Error Code DTS_E_PROCESSINPUTFAILED. The ProcessInput method on component "Insert Destination" (50) failed with error code 0xC0209029 while processing input "OLE DB Destination Input" (63). The identified component returned an error from the ProcessInput method. The error is specific to the component, but the error is fatal and will cause the Data Flow task to stop running. There may be error messages posted before this with more information about the failure. Information: 0x40043008 at Carga Fato_001, SSIS.Pipeline: Post Execute phase is beginning. Information: 0x4004300B at Carga Fato_001, SSIS.Pipeline: "Insert Destination" wrote 0 rows. Information: 0x40043009 at Carga Fato_001, SSIS.Pipeline: Cleanup phase is beginning. Task failed: Carga Fato_001 Warning: 0x80019002 at CargaFatos: SSIS Warning Code DTS_W_MAXIMUMERRORCOUNTREACHED. The Execution method succeeded, but the number of errors raised (3) reached the maximum allowed (1); resulting in failure. This occurs when the number of errors reaches the number specified in MaximumErrorCount. Change the MaximumErrorCount or fix the errors. SSIS package "C:\Projetos_ELT_aulas\Projetos\DataWarehouseSucos_Matriz\CargaDatawarehouse_Matriz\CargaFatos.dtsx" finished: Failure. The program '[10272] DtsDebugHost.exe: DTS' has exited with code 0 (0x0).

De qualquer segue a imagem para auxiliar melhor.

Vale lembrar que eu acabei copiando a dimensão na qual vc me encaminhou.

Eu, acabei fazendo um novo projeto. O erro permance. Segue abaixo da imagem a mensagem de erro.

SSIS package "C:\Projetos_ELT_aulas\Projetos\DataWarehouseSucos_Matriz\CargaDatawarehouse_Matriz\CargaFato.dtsx" starting. Information: 0x4004300A at Carga Fato_001, SSIS.Pipeline: Validation phase is beginning. Information: 0x4004300A at Carga Fato_001, SSIS.Pipeline: Validation phase is beginning. Warning: 0x80049304 at Carga Fato_001, SSIS.Pipeline: Warning: Could not open global shared memory to communicate with performance DLL; data flow performance counters are not available. To resolve, run this package as an administrator, or on the system's console. Warning: 0x80047076 at Carga Fato_001, SSIS.Pipeline: The output column "DATA_FATO" (14) on output "OLE DB Source Output" (13) and component "Carga Fato 001" (2) is not subsequently used in the Data Flow task. Removing this unused output column can increase Data Flow task performance. Information: 0x40043006 at Carga Fato_001, SSIS.Pipeline: Prepare for Execute phase is beginning. Information: 0x40043007 at Carga Fato_001, SSIS.Pipeline: Pre-Execute phase is beginning. Information: 0x4004300C at Carga Fato_001, SSIS.Pipeline: Execute phase is beginning. Error: 0xC0202009 at Carga Fato_001, Insert Destination [50]: SSIS Error Code DTS_E_OLEDBERROR. An OLE DB error has occurred. Error code: 0x80040E2F. An OLE DB record is available. Source: "Microsoft SQL Server Native Client 11.0" Hresult: 0x80040E2F Description: "The statement has been terminated.". An OLE DB record is available. Source: "Microsoft SQL Server Native Client 11.0" Hresult: 0x80040E2F Description: "The INSERT statement conflicted with the FOREIGN KEY constraint "FK_Fato_001_Dim_Cliente". The conflict occurred in database "DW_SUCOS_MATRIZ", table "dbo.Dim_Cliente", column 'Cod_Cliente'.". Error: 0xC0209029 at Carga Fato_001, Insert Destination [50]: SSIS Error Code DTS_E_INDUCEDTRANSFORMFAILUREONERROR. The "Insert Destination.Inputs[OLE DB Destination Input]" failed because error code 0xC020907B occurred, and the error row disposition on "Insert Destination.Inputs[OLE DB Destination Input]" specifies failure on error. An error occurred on the specified object of the specified component. There may be error messages posted before this with more information about the failure. Error: 0xC0047022 at Carga Fato_001, SSIS.Pipeline: SSIS Error Code DTS_E_PROCESSINPUTFAILED. The ProcessInput method on component "Insert Destination" (50) failed with error code 0xC0209029 while processing input "OLE DB Destination Input" (63). The identified component returned an error from the ProcessInput method. The error is specific to the component, but the error is fatal and will cause the Data Flow task to stop running. There may be error messages posted before this with more information about the failure. Information: 0x40043008 at Carga Fato_001, SSIS.Pipeline: Post Execute phase is beginning. Information: 0x4004300B at Carga Fato_001, SSIS.Pipeline: "Insert Destination" wrote 0 rows. Information: 0x40043009 at Carga Fato_001, SSIS.Pipeline: Cleanup phase is beginning. Task failed: Carga Fato_001 Warning: 0x80019002 at CargaFato: SSIS Warning Code DTS_W_MAXIMUMERRORCOUNTREACHED. The Execution method succeeded, but the number of errors raised (3) reached the maximum allowed (1); resulting in failure. This occurs when the number of errors reaches the number specified in MaximumErrorCount. Change the MaximumErrorCount or fix the errors. SSIS package "C:\Projetos_ELT_aulas\Projetos\DataWarehouseSucos_Matriz\CargaDatawarehouse_Matriz\CargaFato.dtsx" finished: Failure. The program '[11044] DtsDebugHost.exe: DTS' has exited with code 0 (0x0).

Fico no aguardo de um breve retorno. Obrigado.

Olá Willians,

O erro continua sendo o mesmo, pode ser que esteja tentando inserir algum dado que não existe na tabela.

Poderia me mostrar como está sua tabela dim_cliente?

Fico aguardando :)

Olá, obrigado pelo retorno. Segue a tabela Dim_Cliente. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Linha de código:

CREATE TABLE [dbo].[Dim_Cliente] ( [Cod_Cliente] NVARCHAR(50) NOT NULL PRIMARY KEY, [Desc_Cliente] NVARCHAR(200) NULL, [Cod_Cidade] NVARCHAR(50) NULL, [Desc_Cidade] NVARCHAR(200) NULL, [Cod_Estado] NVARCHAR(50) NULL, [Desc_Estado] NVARCHAR(200) NULL, [Cod_Regiao] NVARCHAR(50) NULL, [Desc_Regiao] NVARCHAR(200) NULL, [Cod_Segmento] NVARCHAR(50) NULL, [Desc_Segmento] NVARCHAR(200) NULL )

Maria,

Eu, vou anexar também a tabela Dim_Cliente do meu SQL. Pode ser que ajude a saber o que pode estar acontecendo.

Linha de código:

/** Script for SelectTopNRows command from SSMS **/ SELECT TOP (1000) [Cod_Cliente] ,[Desc_Cliente] ,[Cod_Cidade] ,[Desc_Cidade] ,[Cod_Estado] ,[Desc_Estado] ,[Cod_Regiao] ,[Desc_Regiao] ,[Cod_Segmento] ,[Desc_Segmento] FROM [DW_SUCOS_MATRIZ].[dbo].[Dim_Cliente]

Eu, não estou conseguindo subir a imagem na resposta anterior.

Segue a última imagem.Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Willians,

Não estou conseguindo encontrar a fonte do erro. Tudo parece estar ok, a única coisa diferente é que o desc_segmento está null, mas isso não interfere na inserção da fato.

Você consegue me enviar todo seu projeto?

Boa noite, Maria Gabriela! Me encontro com o mesmo problema do Willians. Vou mandar alguns prints em anexo, e também o erro abaixo. Espero que seja o suficiente. Já verifiquei tudo que fosse possível e não consegui encontrar o erro em digitação.Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Erro: 0xC0209029 em Carga Fato001, Inserir Destino [178]: SSIS Error Code DTS_E_INDUCEDTRANSFORMFAILUREONERROR. The "Inserir Destino.Entradas[Entrada de Destino OLE DB]" failed because error code 0xC020907B occurred, and the error row disposition on "Inserir Destino.Entradas[Entrada de Destino OLE DB]" specifies failure on error. An error occurred on the specified object of the specified component. There may be error messages posted before this with more information about the failure. Erro: 0xC0047022 em Carga Fato001, SSIS.Pipeline: SSIS Error Code DTS_E_PROCESSINPUTFAILED. The ProcessInput method on component "Inserir Destino" (178) failed with error code 0xC0209029 while processing input "Entrada de Destino OLE DB" (191). The identified component returned an error from the ProcessInput method. The error is specific to the component, but the error is fatal and will cause the Data Flow task to stop running. There may be error messages posted before this with more information about the failure.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Olá Laércio,

No print da dimensão de alteração lenta, estou vendo apenas os indicadores, cadê as chaves da tabela?

Oi Maria,

Respondendo dentro da questão do Laércio. Segue a minha para conferirmos se existe alguma falha no meu módulo.

Segue as imagens. Fico no aguardo de um breve retorno.

Maria, você também me perguntou se eu consigo enviar o projeto. Você se quer dizer ele inteiro tanto em código como também em imagens correto? Se me informa por gentileza que eu vou upar os arquivos e enviar o link para você.

Fico no aguardo.

Oii Willians,

O projeto todo é a pastinha com o executável, para que eu possa executar aqui no meu computador.

Oi Maria obrigado pelo retorno. Me desculpe mas quando eu tento submeter o aquivo aqui não é possível. Como também não é possível pelo https://imgur.com . Tem algum outro endereço na qual vc recomendaria para eu fazer o envio do mesmo. Mais uma vez obrigado pela sua atenção e o retorno rápido.

Williams,

Pode upar no Google Drive, criar o link compartilhável e me enviar aqui na resposta.

Boa noite, Maria! O 2° print encaminhado acima, mostra os tipos chaves da Fato001 criada. Há algo mais a ser direcionado à você? Pq tudo que é visível na ferramenta "Dimensão de Alteração Lenta" foi enviado anteriormente. Caso haja dificuldade na análise, eu sigo os passos do Willians e te encaminho o projeto. Valeu!

Olá,

Bom dia. Estou realmente FRUSTRADO com o ensino da ALURA. Já se passou 7 dias e até agora não tive resposta, foi compartilhado já o arquivo. Aliás sou aluno egresso. Isso realmente é desanimador, quebrando totalmente o ritimo de estudos.

Chat da Alura é treinado para falar tem que aguardar. E-mail fala que vai encaiminhar para área resposável para o tratamento. Telefone, fala que vai encaimhar para área responsável para o tramento.

Realmente desanimador.

Eu trabalho com suporte, e sei como é complicado trabalhar com cliente. São muitas pessoas para ajudar, realmente, mas quando se paga mais de 1K numa plataforma, o mínimo que você espera é um suporte que te responda. Ainda mais pq já se passaram mais de 7 dias de espera desde a última mensagem, e 2 semanas tentando resolver o caso. Eu perdi 2 semanas de férias (que agora já acabou) em que poderia estar estudando por falta de retorno do pessoal da Alura quanto ao problema em questão. Foram 2 semanas que, como disse o Willians, quebra todo o ritmo de estudo, ainda mais para quem pegou sequência e ânimo para aprender uma determinada área. Pensava em assinar novamente a plataforma em 2022, contudo, essa situação já me deixa em dúvida. Desanimador demais

Oi... Bom venho tentando fazer os cursos seguintes.

Estou fazendo o Curso - OLAP com SQL Server: Construção do Data WereHouse do mentor Victorino Vila. No módulo 1 - Apresentação e Configuração > Aula 07 > Configurando o ambiente. Fiz o danwload do arquivo conforme passado pelo o instrutor.

Fiz todos os processos do backup. Como também fiz todas as configurações conforme foi passado pelo o mesmo. Reconfiguração > SQL junto com o Visual Estudio.

Quando eu fui rodar os pacotes separados, todos funcinaram exceto a carga Fato. Ou seja, tive o mesmo problema ao carregar o pacote Fato, no mesmo ponto na qual eu já situei.

Vale lembrar que fiz todos os processos. Tanto no MySQL > Criando um novo Banco de Dado > Reconfigurando dentro do Visual Estudio. E mesmo assim não funciona.

Por favor trazer uma sulução ao meu caso. Pois já se passou uma semana e até agora não foi resolvido.

Laércio Ferraz Silva, compreendo totalmente a sua FRUSTRAÇÃO. Eu, também sou aluno desde o ano de 2020. Renovei, mas acredito que não fiz uma boa escolha. Esta deixando a desejar. Espero que esse gargalo seja se não resolvido ao menos seja "melhorado" em um curto tempo. Não adianta aumentar o funil para captar mais clientes ( alunos ) se o processo e a falta de mão de obra não suporta a demanda dos novos alunos ( clientes ).

Oi Williams e Laércio,

Peço desculpas aos dois pela demora em responder, sinto muito mesmo. Eu tomo conta sozinha aqui das questões de BI e às vezes me perco, é uma falha minha.

Laércio, gostaria de pedir que abrisse um tópico novo e enviasse seu projeto igual o Williams me enviou. Pode ser que o erro do Williams não seja o mesmo que o seu, e duas pessoas num mesmo tópico fica um pouco difícil dar um norte.

Analisei o projeto do Williams e felizmente não encontrei erros com a carga da fato e com as tabelas. Um errinho que encontrei, foi de digitação.

• Na conversão de dados da Dim_Cliente, Desc_Segmento está digitado errado, então sugiro corrigir e fazer a carga de novo. Se olharmos no banco de dados, essa coluna está como NULL. Não sei se é isso que está dando interferência no projeto, mas vale a pena tentar.

Erro Digitação

• Eu não consegui olhar a dimensão de alteração lenta da Dim_Cliente e da Fato_001, como as conexões são da máquina do Williams, o VS me barra. Você poderia me mandar prints por favor?

Alteração Lenta Fato_001

Alteração Lenta Dim_Cliente

• Gostaria de pedir mais uma coisa também ao Williams, poderia por gentileza, abrir o Inserir Destino da Fato_001, clicar em Exibir Dados e verificar se aparece os dados ali? Se puder me mande um print também.

Inserir Destino Fato_001

Exibir dados Fato_001

Peço desculpas novamente e fico aguardando.

Boa tarde, Maria. Estarei abrindo o tópico. Vou reenviar as imagens lá, assim como o projeto. Obrigado. Boa sorte e sucesso, Willians!

solução!

Maria, fiz a correção na qual você notou o erro de digitação. Sendo assim acabei fazendo o teste de todas as dimensões separados. Tudo executando. Obrigado pela sua ajuda.