Durante todo o curso trabalhamos com dois pares de cardinalidade, mínimo e máximo, um para cada entidade, aí, chaga aqui no exercício tem apenas um par de cardinalidade. Como leio isso? Não me lembro disso ter sido abordado no curso.
Durante todo o curso trabalhamos com dois pares de cardinalidade, mínimo e máximo, um para cada entidade, aí, chaga aqui no exercício tem apenas um par de cardinalidade. Como leio isso? Não me lembro disso ter sido abordado no curso.
Oii, Wagner! Tudo bom?
Você vem aprendendo sobre cardinalidade para cada entidade, no lado esquerdo temos o mínimo de ocorrências e no lado direito o máximo de ocorrências que estão associadas entre as entidades.
A cardinalidade pode ser expressa assim:
No contexto da atividade, a apresentação está simplificada para que o foco seja na relação principal entre as entidades. Por exemplo:
Temos opção correta (C):
Cliente (1,N
) Pedido; Pedido (N,1
) Item. Aqui, o par de cardinalidade está focando na relação entre as entidades principais:
A ordem de leitura será Entidade+ Relacionamento + Cardinalidade+Entidade, você pode conferir na aula Entendo sobre cardinalidade.
E assim fica a leitura simplificada, dependendo do nível de detalhe que se deseja comunicar no diagrama ou na documentação do modelo de dados você escolhe a melhor representação.
Espero ter sanado a sua dúvida, conte com o apoio do fórum sempre que precisar.
Até mais!
Prezada Nathalia, a aula sugerida eu já assisti e ela não esclarece minha dúvida. A referida aula apresenta a construção da cardinalidade com 2 pares de parênteses, com cardinalidade mínima e máxima. Minha dúvida se dá no caso simplificado, com apenas um par de parênteses, que não é apresentado no curso mas é cobrado na atividade. Na sua resposta você disse o seguinte referente à leitura da representação simplificada:
Se Cliente faz N Pedidos e Pedido pertence a 1 Cliente, então Pedido possui 1 Item e Item pertence a N Pedidos (isso é lógico e faz sentido para mim). Aqui está a minha confusão. Na sua resposta, em 1, o número da direita é a cardinalidade da entidade da direita (Cliente faz N Pedidos), mas em 2 se inverteu, o número da esquerda é a cardinalidade da entidade da direita (cada pedido pode conter muitos itens(N)). Porquê? Na notação simplificada como saberei a qual entidade pertence cada valor se hora ele está à direita e hora à esquerda?