Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Cardinalidades

Durante todo o curso trabalhamos com dois pares de cardinalidade, mínimo e máximo, um para cada entidade, aí, chaga aqui no exercício tem apenas um par de cardinalidade. Como leio isso? Não me lembro disso ter sido abordado no curso.

3 respostas

Oii, Wagner! Tudo bom?

Você vem aprendendo sobre cardinalidade para cada entidade, no lado esquerdo temos o mínimo de ocorrências e no lado direito o máximo de ocorrências que estão associadas entre as entidades.

A cardinalidade pode ser expressa assim:

  • Para a entidade Departamento: mínimo 1, máximo N (1, N).
  • Para a entidade Empregado: mínimo 1, máximo 1 (1, 1).

No contexto da atividade, a apresentação está simplificada para que o foco seja na relação principal entre as entidades. Por exemplo:

Temos opção correta (C): Cliente (1,N) Pedido; Pedido (N,1) Item. Aqui, o par de cardinalidade está focando na relação entre as entidades principais:

  • Cliente (1,N) Pedido: significa que um cliente pode fazer muitos pedidos (N), mas cada pedido pertence a um único cliente (1).
  • Pedido (N,1) Item: cada pedido pode conter muitos itens (N), mas cada item está associado a um único pedido (1).

A ordem de leitura será Entidade+ Relacionamento + Cardinalidade+Entidade, você pode conferir na aula Entendo sobre cardinalidade.

E assim fica a leitura simplificada, dependendo do nível de detalhe que se deseja comunicar no diagrama ou na documentação do modelo de dados você escolhe a melhor representação.

Espero ter sanado a sua dúvida, conte com o apoio do fórum sempre que precisar.

Até mais!

Prezada Nathalia, a aula sugerida eu já assisti e ela não esclarece minha dúvida. A referida aula apresenta a construção da cardinalidade com 2 pares de parênteses, com cardinalidade mínima e máxima. Minha dúvida se dá no caso simplificado, com apenas um par de parênteses, que não é apresentado no curso mas é cobrado na atividade. Na sua resposta você disse o seguinte referente à leitura da representação simplificada:

  1. Cliente (1,N) Pedido: significa que um cliente pode fazer muitos pedidos (N), mas cada pedido pertence a um único cliente (1).
  2. Pedido (N,1) Item: cada pedido pode conter muitos itens (N), mas cada item está associado a um único pedido (1).

Se Cliente faz N Pedidos e Pedido pertence a 1 Cliente, então Pedido possui 1 Item e Item pertence a N Pedidos (isso é lógico e faz sentido para mim). Aqui está a minha confusão. Na sua resposta, em 1, o número da direita é a cardinalidade da entidade da direita (Cliente faz N Pedidos), mas em 2 se inverteu, o número da esquerda é a cardinalidade da entidade da direita (cada pedido pode conter muitos itens(N)). Porquê? Na notação simplificada como saberei a qual entidade pertence cada valor se hora ele está à direita e hora à esquerda?

solução!

Oii, Wagner! Tudo bom?

Obrigada por aguardar o retorno.

Analisei mais profundamente o caso, notei realmente que há um ponto de melhoria na atividade. A cardinalidade seria melhor lida se:

Cliente (1,N) Pedidos ; Pedidos (1,N) Itens, pois teríamos:

  • Um cliente pode fazer vários pedidos.
  • E um pedido pode conter vários itens.

E a sua observação quanto a segunda cardinalidade Pedidos (1,N) Itens é pertinente. Sobre a sua dúvida de leitura, na notação simplificada pode ser feito a leitura da esquerda para direita.

Então, como exemplo, temos a leitura:

  • Cliente (1,N) Pedido) lemos um Cliente (1) pode fazer vários Pedidos (N). Cada Pedido pertence a um único Cliente (1).
  • Pedidos (1,N) Itens lemos que um Pedido(1) pode conter vários Itens (N). Cada Item está associado a um único Pedido (1).

Agradeço por retornar com a discussão para gerar melhoras e espero ter ajudado.

Até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado!