1
resposta

Cardinalidade Cliente - Pedido

Seguindo oque está no vídeo, a cardinalidade de Cliente - Faz - Pedido não deveria ser de (1, n) já que um cliente pode ter vários pedidos relacionados a ele e, a cardinalidade de Pedido - Cliente seria (1, 1) já que 1 pedido só pode estar vinculado a 1 cliente?

obs: No video está definido como Cliente - Pedido (1, 1) e Pedido - Cliente (1, N)

obs2: Ou eu entendi a representação de forma errada? Onde a relação Cliente - Pedido fica representada na extremidade ligada a pedido, e a Pedido - Cliente fica na oposta, ligada a Cliente?

1 resposta

Oii Otavio, tudo bem?

A representação do professor está correta. Vou tentar representar para você de uma forma que vai facilitar o entendimento:

  • Cliente-Pedido (1,1)
  • Pedido-Cliente (1,N)

Do lado esquerdo, é a restrição de participação, ou seja, a dependência existencial. No caso é 1:1, dependência existencial total: o cliente não existe sem o pedido e o pedido não existe sem o cliente, certo?

Do lado direito, é a cardinalidade. No entanto, está representado como: Cliente-Pedido 1:N, o cliente pode ter vários pedidos e o pedido só pode ter um cliente.

Esse assunto é um tanto delicado, acaba confundindo a gente mesmo.

Qualquer dúvida estou por aqui, tá bom? :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software