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Cardinalidade

Olá!!! Estou com duvida quanto meu DER, gostaria que me orientassem se este modelo do qual fiz está correto as cardinalidades juntamente com seus relacionamentos. Encontrei algumas divergências do que fiz com o a opinião do instrutor, segue as imagens abaixo, mas outro ponto que gostaria de destacar é quanto ser ensinado fazer a mínima e máxima em ambos os lados e na hora mostrar algo diferente do qual não é mencionado ou ensinado, eu li alguns comentários no fórum onde vocês falam que pode ser feito, mas em nenhum momento isso é falado/comentado, o que gera confusão na hora de realizar a atividade. Então gostaria de uma avaliação quanto os dois lados das cardinalidades para saber se está condizente ou não com o levantamento de requisitos.

Levantamento de Requisitos que foi apresentado no Capitulo 2 Para desenvolver um sistema eficiente de gerenciamento de conferências científicas, é necessário entender e capturar diversos aspectos de como as conferências são organizadas, quais são os participantes envolvidos e quais atividades ocorrem. Então, temos as seguintes informações

Cada conferência tem um título único, data de realização, local e um tema central. As conferências podem ser compostas por várias sessões temáticas diferentes. Um participante pode ser um palestrante, ouvinte registrado e organizadores. Cada participante possui dados pessoais como nome, filiação institucional, contato e tipo de participação no evento.

Cada sessão dentro de uma conferência aborda subtemas específicos do tema central. Uma sessão inclui data e hora da apresentação, múltiplas apresentações e é coordenada por um ou mais organizadores. Cada apresentação tem um título, um resumo, duração prevista e é atribuída a um palestrante específico. Apresentações podem incluir também materiais de suporte como slides ou vídeos.

Artigos ou resumos são submetidos por palestrantes para avaliação antes de serem aceitos para apresentação. Cada submissão precisa ter informações dos artigos ou resumos, como título, resumo, data e o status, e cada uma das submissões é avaliada por revisores designados. São especialistas em tópicos específicos e responsáveis por avaliar as submissões. Eles fornecem feedback e uma decisão de aceitação ou rejeição.

Opinião do Professor InstrutorqProfessor

Como fiz meu DER com base nos Reuisitos do CAP 02 Meu DER

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Olá, Robson! Tudo bem?

Agradeço pelo seu feedback!

Você está no caminho certo! Mas, gostaria de destacar apenas alguns pontos de melhoria que podem deixar seu modelo ainda mais consistente:

  • Notei que há dois relacionamentos entre PARTICIPANTE e APRESENTAÇÃO: integra/possui e organiza/apresenta. Isso parece redundante. Em um modelo conceitual, duas entidades devem ter apenas um relacionamento direto entre si, a menos que se tenham relações conceitualmente distintas, o que não é caso aqui.

  • Faltou a relação entre PARTICIPANTE (na função de organizador) e a SESSAO. Percebi que você tentou modelar essa organização como um vínculo com APRESENTAÇÃO, mas o correto é criar o relacionamento direto: PARTICIPANTE – SESSAO, indicando que o organizador coordena uma ou mais sessões.

  • Também senti falta do relacionamento entre SUBMISSAO e APRESENTACAO. Como cada apresentação é originada de uma submissão aceita, é importante representar esse vínculo no diagrama.

  • Por fim, seria interessante incluir uma entidade associativa AVALIACAO entre SUBMISSAO e REVISOR. Isso permite registrar o parecer, feedback e decisão do revisor.

Espero que essas observações contribuam com seu aprendizado!

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Oii Monalisa tudo bem sim, obrigado pela resposta. Eu havia editado algumas coisas após o envio dessa duvida, mas levando em consideração seus apontamentos, os relacionamentos entre participante e apresentação eu inclui pois no requisito fala que o participante pode ser um coordenador que irá apresentar(toda apresentação deve ter no minimo 1 coordenador, por isso o relacionamento de organizada/apresentar) e o outro relacionamento mostrando que a apresentação possui 1,n participantes.

Com o relacionamento da sessao - participante, nao consegui ver dessa forma mesmo, vou analisar aqui pra poder fazer essas mudanças e ver se faz sentido. Visto que nos requisitos a coordenação em si ocorre na apresentação e não na sessão.

O relacionamento da submissão e apresentação faz sentido, mas como pensei na regra de negocio, informar a submissão criando uma chave estrangeira entre elas seria irrelevante já que como regra de negocio toda apresentação precisa ter sido aprovada pra gerar a apresentação, então seria mais logico ela estar associada ao participante, onde o ID participante estara presente nas três entidades facilitando buscas entre as tabelas.

Meu modelo atualizado ficou nesse formato: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade