2
respostas

Card sorting

Ainda não entendi muito bem como se usa a técnica de Card sorting, como e quando devo usar?

2 respostas

Oi, Lunna, tudo bem?

Essa é uma ótima questão, pois o termo pode soar estranho, mas em linhas gerais Card Sorting (ordenação de cartões) é uma ferramenta de design utilizada para organizar a arquitetura de informação.

O meio pode ser através de post-its, pedaços de papel, cartões, cartolinas em que os participantes da dinâmicas fazem o mapa mental de uma determinada estrutura do produto digital, como por exemplo, um app de delivery, fazendo o caminho que o usuário faz de escolher a comida até finalizar o pedido.

Como o Card Sorting é uma alternativa de baixo custo e de fácil aplicação, precisando de cartões, conteúdo (o que será avaliado da aplicação) e participantes da dinâmica, utilizar essa técnica para organizar a estrutura de informação da aplicação é interessante, pois mitiga as possibilidades do usuário não se perder fazendo uma determinada ação e possíveis erros e frutrações.

Em suma, utilizar o card sorting para projetos em que é preciso o usuário precise de mais de 2 passos para finalizar uma ação, é interessante utilizar.

Qualquer dúvida, é só falar!

Oi, Lunna, tudo bem?

Complementando um pouco, Card Sorting é uma técnica de agrupamento, nela, nós pedimos que os usuários agrupem elementos em um grupo predefinido.

No caso da Alura, temos várias escolas, que são os grupos, e os cursos, que são os elementos. Se fizessemos um card sorting com a plataforma da Alura, iriamos pedir que os usuários definissem para qual escola cada curso vai

Essa técnica serve para entender como o usuário vê o conteúdo do seu produto, e entender qual divisão funciona melhor pra ele

Você pode usá-la quando seu produto tem várias divisões e páginas. No final, isso nos dá uma ideia de como montar a arquitetura das páginas, ou seja, onde cada coisa vai ficar =)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software