2
respostas

CARACTERÍSTICAS E ESTILOS DO NEGOCIADOR

Se analisar e descobrir seus pontos fracos, nos quais podem ser aprimorados para ter domínio das características e estilos de negociação, para assim efetuar uma negociação com êxito. As características e estilos são:

  • Paciente
  • Persistente
  • Escuta ativa
  • Tomada de decisão
  • Comunicação
  • Planejamento
  • Conhecimento tanto do meu produto quando do concorrente

Como faço para descobrir meus pontos fracos? Através de qual prática eu consigo aprimorar ou desenvolver os estilos citados acima?

2 respostas

Olá Ivan.

Tudo bem?

Você pode tentar fazer o seguinte:

Avalie seu comportamento a partir de uma referência temporal (nos últimos seis meses ou no último ano). Faça uma lista com os comportamentos mais proeminentes, depois avalie seu desempenho em relação aos mesmos, se foi negativo ou positivo.

Essa lista também deve ser considerada a partir dos objetivos que você quer alcançar, ou seja, dos estilos que você citou, alguns comportamentos que sejam avaliados como negativos, com má performance, não necessariamente precisará ser melhorado, pois depende dos seus objetivos, se faz sentido tendo como consideração esse critério. Tente agrupar esses comportamentos dentro dessas categorias de estilos.

Levando em conta aquilo que você percebeu como ponto fraco ou mediano e os seus objetivos, faça uma seleção do que faz sentido melhorar/aprimorar.

Para desenvolver ainda mais esses estilos, recomendo que você estude-os. Na Alura, temos cursos que podem te ajudar nesse sentido.

Primeiro, dê uma conferida nesse vídeo sobre Ritmo de Estudos.

Os cursos:

Dentro dessa formação tem um curso que pode te interessar, dado seus outros comentários aqui no fórum: Princípios da influência: persuasão com foco em negócios.

Espero que isso possa ser útil!

Bons estudos.

E abraços.

Amooooo, muito obrigado um xero

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software