1
resposta

Captura de áudio em dois lapelas

Olá pessoal :) Tenho uma dúvida com captação de áudio, espero que possam me ajudar. Eu estou fazendo um canal no Youtube em que preciso captar as vozes de duas pessoas. Para isso, coloquei um lapela em cada um com um gravador no bolso. Porém, na hora de editar, eu vejo que um lapela interfere no outro. Eu ouço a voz da pessoa B no lapela da pessoa A, por mais que bem baixa. Assim, quando coloco os dois áudios na trilha e sincronizados eu ouço uma voz duplicada. O que eu faço? Abaixo o volume da captação?

1 resposta

Opa Marx, você gravou esse áudio com quais gravadores e microfones? Algumas opções do que pode estar acontecendo são as seguintes:

  • Dependendo do gravador, ele divide cada microfone em uma faixa mono dentro de um áudio estéreo, aí é só dividir as faixas de áudio que vai obter os áudios separados.
  • Caso as pessoas estejam próximas e o ganho do microfone alto, pode ter acontecido a captação das duas vozes nos dois microfones, nesse caso você vai precisar abrir esses áudios em um editor e remover as vozes duplicadas com um filtro.
  • Você pode também editar os momentos em que a voz deve ser ouvida e manter apenas o lapela daquele momento, dessa maneira o áudio duplicado não vai incomodar, pois não vai ser ouvido no momento errado.

Se puder envie um trecho do problema para que eu possa identificar melhor como te ajudar.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software