1
resposta

captura da tabpage

na verdade tendo o index eu consigo imaginar varias formas de a manter, mas minha duvida foi outra: pela propriedade SelectedIndex eu consigo descobrir o numero do indice da tabpage que esta selecionada, mas eu estava apanhando para capturar o indice da tabpage que eu clico com o botão direito no caso de ela nao estar selecionada para alimentar a variavel, como na situação abaixo (a aba selecionada é a 1, e o mouse será clicado na aba 3).

Tentei vincular ao vToolTip o evento MouseDown, mas não consegui descobrir como referenciar a aba "Valida CPF3" sem ela estar selecionada.

conseguem me dar uma sugestão de como fazer a captura da aba nessa situação? aplicativo em execução, com uma aba selecionada, mas com o botão direito sendo clicado em outra aba

1 resposta

Olá Sergio!

Para capturar o índice da tabpage em que você clicou com o botão direito, mesmo que ela não esteja selecionada, você pode utilizar o evento MouseDown do controle TabControl. No evento MouseDown, você pode verificar se o botão direito do mouse foi clicado e, se sim, obter o índice da tabpage correspondente.

Aqui está um exemplo de como você pode fazer isso:

private void Tbc_Aplicacoes_MouseDown(object sender, MouseEventArgs e)
{
    if (e.Button == MouseButtons.Right)
    {
        for (int i = 0; i < Tbc_Aplicacoes.TabCount; i++)
        {
            Rectangle tabRect = Tbc_Aplicacoes.GetTabRect(i);
            if (tabRect.Contains(e.Location))
            {
                // Aqui você pode fazer o que desejar com o índice da tabpage clicada
                int indiceTabClicada = i;
                // ...
                break;
            }
        }
    }
}

Nesse exemplo, o evento MouseDown é acionado quando ocorre um clique com o botão direito do mouse no controle TabControl. Em seguida, percorremos todas as tabpages e verificamos se o retângulo da tabpage contém a localização do clique do mouse. Se sim, armazenamos o índice da tabpage clicada na variável indiceTabClicada.

Espero que isso possa te ajudar a capturar o índice da tabpage corretamente. Se tiver mais alguma dúvida, é só me dizer!

Espero ter ajudado e bons estudos!