3
respostas

Captação de áudio em múltiplas faixas via software

Segundo o exemplo do Nerdcast que foi editado no curso, temos uma faixa de áudio flat referente às vozes do Jovem Nerd e do Azaghal. Na outra faixa, temos a gravação dos demais participantes, provavelmente pelo Google Hangouts ou pelo Skype. Considerando que todos participaram da mesma chamada de voz para a gravação, como foi feita a captação em faixas separadas dos convidados e dos hosts?

Penso que isso pode garantir mais qualidade à gravação do host (porque não passaria pela compactação de áudio do Hangouts) e uma faixa mais limpa dos convidados, permitindo uma decupagem mais detalhada no geral.

Então, é possível fazer essa captação separadamente usando apenas um notebook? Quais os softwares necessários?

3 respostas

Bom, até onde eu sei qualquer DAW é possível fazer isso, se ela não tiver limitação de faixas de input, porém para fazer a captação no mesmo ambiente seria necessário um microfone para cada integrante, que seria ligado em uma interface de áudio com o numero de entradas suficientes ou uma mesa de som com saída digital de multi-track, que seria ligada ao computador, isso no caso de gravação no mesmo espaço fixo.

Se for via internet o que é possível é realizar a gravação da vídeo conferencia ou chamada via hangouts ou outros app's com essa finalidade, só que cada integrante alem de participar da chamada, gravar seu áudio separadamente com um gravador e microfone, ou até mesmo o celular, porem teria o trabalho de sincronizar os áudios e quando for "limpar" determinada parte do programa será necessário realizar o corte em mais de um canal de voz, para que não dessincronize o restante do programa e depois os integrantes tem que encaminhar seus áudios gravados para você, de preferencia pedir para que gravarem em uma qualidade boa, como por exemplo WAV que assim não há nenhum tipo de compressão como foi explicado durante o curso.

Lucas, estou avaliando essa solução aqui para gravar via Discord usando um bot que é um software de gravação em multicanais! https://tecnoblog.net/279460/como-gravar-um-podcast-pelo-discord/ Quando tiver um tempo para testar eu conto aqui o resultado

Que legal! Irei dar uma olhada também! Valeu!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software